
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
Imagem da contracapa da revista n.º 1
A Magazine é um projeto de João Bettencourt Bacelar e Susana Jacobetty, que tem por missão dar a conhecer o património artístico e cultural da região transfronteiriça do Alentejo, Algarve e Andaluzia.
Foi um dos 10 projetos selecionados, entre 40 candidaturas, pelo Programa de Apoio ao Empreendedorismo Criativo, promovido e organizado pela Universidade de Évora, em parceria com a Direção Regional de Cultural do Alentejo (DRCAlentejo), no âmbito Magallanes _ICC - Projeto cofinanciado pelo programa Interreg Portugal-Espanha, com parceiros no Alentejo, Algarve e Andaluzia com o objetivo de apoiar empreendedores culturais e criativos no desenvolvimento das suas ideias de negócio.
Este projeto, que pretende promover a nível nacional e internacional o que se faz no Alentejo, Algarve e Andaluzia, comunica as várias dimensões do património cultural, das artes performativas, visuais e populares, do artesanato, da arqueologia, do enoturismo e gastronomia, da música, literatura, e dos valores contemporâneos, criando conhecimento e reconhecimento dos mesmos, contempla duas versões: a revista impressa, que terá uma periodicidade trimestral - quatro revistas por ano -, e a revista online, com periodicidade quinzenal - contando para cada número com colaborações de artistas, ilustradores, fotógrafos, artesãos e escritores.
Da equipa fixa faz também parte o escritor José Luís Peixoto.
A versão impressa, bilíngue (português, castelhano), de edição limitada e de coleção, com uma tiragem de 1500 exemplares, é vendida online e em agentes culturais e turísticos.
A letra A - de A Magazine - que é também a primeira letra das regiões envolvidas - Alentejo, Algarve e Andaluzia -, será o logótipo da edição e será também o pretexto para as catorze secções a serem trabalhadas, como, a título de exemplo, "Antigamente" - secção dedicada às histórias da História - ou "Atmosfera" - ou ainda "Amostra" - que divulga um portfólio por edição, com o objetivo de dar a conhecer artistas, pequenas empresas, artesãos, ou projetos sobre a diversidade e sustentabilidade.
No conjunto, A Magazine pretende traçar um esboço do que são estas três regiões, unidas pela sua situação geográfica a Sul e pelo projeto Magallanes_ICC. Alguns assuntos serão igualmente abordados na versão online, embora esta tenha outro formato, mais reduzido na quantidade de secções, mas com a possibilidade de inclusão de vídeos e outras abordagens multimédia.
A equipa fixa é constituída por:
João de Bettencourt Bacelar - Profissional de comunicação interdisciplinar, que trabalha como diretor de arte, designer, ilustrador, fotógrafo e artista visual. Foi o fotógrafo oficial de bastidores e lifestyle da Moda Lisboa durante 15 anos.Trabalhou na Novo Design (Brandia) e, em 1995, abriu um atelier com o designer Ricardo Mealha. Trabalhou como director de arte em empresas como a Young & Rubicam, BMZ / PARK, BBDO, Saatchi e Ogilvy & Mather. A partir de 1998 recebeu mais de 30 prémios de design e comunicação (vários European Regional Design Awards, Prisma Awards, Eurobest, FIAP, Festival de Cannes, Clio Awards, Cresta Awards, The New York Festivals, EMEA, Troféu Diário de Notícias) com campanhas realizadas para instituições como Portugal Telecom, Sonae, Nissan, Ford, ICEP, Revista Cais, Amnistia Internacional, Sindicato de Jornalistas e Fundação Calouste Gulbenkian. Fez várias exposições coletivas e individuais, como por exemplo na Galeria Luís Serpa e no Palácio Nacional de Mafra, e desde 2017 que tem obras selecionadas para o New Art Fest - Festival de Arte Ciência e Tecnologia. Entre 2019 e 2020, trabalhou para a Adidas na área de divulgação de conteúdos criando motion graphics e animação. Realizou o vídeo "Covid Blues" que em 2020 foi o vencedor do festival "Flux Moving Image" promovido pelo Bristish Art Council, e também vencedor da categoria Melhor Animação. A obra foi também seleconada para vários festivais internacionais como, GALLUP Film Festival (USA), Mobile Festival (Macedónia), OJO Movil Fest (Perú), ICONA 2020 (Grécia), 21 Vídeo Competion (Japão).
Susana Jacobetty - Licenciada em Comunicação Empresarial trabalhou como Account em várias agências de publicidade com marcas como a L'Oreal, Nestlé, Europcar, TMN, Omo, Boehringer Ingelheim, Sun, Abraço, Absolut Vodka e Volvo. Criou a sua empresa de comunicação onde trabalhou com a Editorial Presença, com a Câmara Municipal de Cascais, com a União Zoófila, integrou a Coordenação da Primeira Visita de Sua Santidade o Dalai Lama a Portugal, sendo responsável por várias áreas da comunicação e desenvolvimento do evento. Especializou-se na área da moda, onde trabalhou por mais de 15 anos. Foi Editora de Moda e Beleza da revista de cultura urbana Dif, Responsável de Moda na revista Cosmopolitan, Editora do blogue The Gosh Look, colaborou com inúmeras publicações nacionais e internacionais, nomeadamente a Blitz, Diário de Notícias, DN Life, Máxima, Egoísta, Umbigo, Essencial Algarve, Fora de Série (Diário Económico), DeepArt, Dance Club, Neo2, Bello Mag, Alice, GQ (Italia), Vogue (Italia), MC mag, Tabu Magazine (Jornal Sol) entre outras. Trabalhou para a RTP, RTP2, SIC, SIC Mulher, SIC Caras, SIC K, e TVI, em vários programas de televisão, como especialista e assessora em moda e imagem. Teve rubricas de moda e beleza no programa Querida Júlia da SIC, no programa Mais Mulher da SIC Mulher, e na Passadeira Vermelha da Sic Caras, onde também colaborou como comentadora. Também foi comentadora convidada dos prémios de Cinema e Televisão, Áquila. Organizou desfiles para marcas como a Throttleman, Red Oak, Fill Fashion Photography, Knot, Piu Piu Chic, entre outras. Desenvolveu figurinos para teatro, televisão e cinema, onde ganhou o Prémio de Melhor Guarda Roupa com o filme Kinotel, no Festival Caminhos do Cinema Português. Colaborou e desenvolveu vários eventos especiais para a Loja das Meias, Gosh, Marc Jacobs, Sacoor Brothers, Dior, Calzedonia, Carolina Herrera, Vogue Fashion Night Out, Moda Lisboa, Central Models, MUDE Museu da Moda e Design, Palácio Nacional da Ajuda, Câmara Municipal de Lisboa, entre outros. Deu formação em Guarda Roupa em cursos de Cinemalogia, deu formação em Assessoria de Imagem a convite de várias marcas como a Sacoor, Carolina Herrera, Campera, Loja das Meias e Calzedonia, e realizou um workshop sobre Styling de Editorial na Fundação Eugénio de Almeida. Trabalhou como Stylist para empresas, editoras, artistas, exposições e figuras públicas. Água das Pedras, Sonae, BPI, Delta, Ray Ban, Vista Alegre, Compal, Anna Westerlund, Antimilk, Amor Electro, Aurea, Adidas, Rádio Comercial, são alguns exemplos. Enquanto blogger, foi patrocinada pelas marcas Dior Makeup, Yves Saint Laurent Makeup, Womanity by Thierry Mugler, Biotherm, Clarins, Lúcia Piloto, Imelda Secret, Make it Happen e Hugs. Customizou em conjunto com as artistas plásticas Joana Vasconcelos e Catarina Pestana uma obra para a exposição Boom Shirt no Estoril Fashionart Festival. Ganhou o primeiro prémio no concurso Absolut Creativity Competition em 2019, e foi a Estocolmo, Suécia, representar Portugal.
José Luís Peixoto - Natural de Galveias, em 1974, é um dos autores de maior destaque da literatura portuguesa contemporânea. A sua obra ficcional e poética figura em dezenas de antologias, traduzidas num vasto número de idiomas, e é estudada em diversas universidades nacionais e estrangeiras. Em 2001, acompanhando um imenso reconhecimento da crítica e do público, foi atribuído o Prémio Literário José Saramago ao romance Nenhum Olhar. Em 2007, Cemitério de Pianos recebeu o Prémio Cálamo Otra Mirada, destinado ao melhor romance estrangeiro publicado em Espanha. Com Livro, venceu o prémio Libro d'Europa, atribuído em Itália ao melhor romance europeu publicado no ano anterior, e em 2016 recebeu, no Brasil, o Prémio Oeanos com Galveias. As suas obras foram ainda finalistas de prémios internacionais como o Femina (França), Impac Dublin (Irlanda) ou o Portugal Telecom (Brasil). Na poesia, o livro Gaveta de Papéis recebeu o Prémio Daniel Faria e A Criança em Ruínas recebeu o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores. Em 2012, publicou Dentro do Segredo, Uma viagem na Coreia do Norte, a sua primeira incursão na literatura de viagens. Os seus romances estão traduzidos em mais de trinta idiomas. As suas mais recentes obras são Autobiografia (2019), na prosa, e Regresso a Casa (2020), na poesia. Os seus romances estão traduzidos em mais de trinta idiomas.
Haverá ainda colaboradores em todos os números da revista, nomeadamente artistas, ilustradores, fotógrafos, artesãos, escritores e historiadores.