


A primeira mesa-redonda organizada pela Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) no âmbito do projeto Magalhães_ICC, sob o tema Saber-Fazer: Técnicas de Recolha e Inventariação do Património Material e Imaterial, terá lugar dia 30 de março, entre as 17h30 e as 19h30, na Galeria da Casa de Burgos (Rua de Burgos, 5), em Évora.
Moderação
Pedro Prista (Iscte, CRIA - IUL)
Participação
Ana Escobar Teixeira (PROJECTO EM ABERTO),
André Panóias (100% ADN)
António Alves, artesão de máscaras da tradição dos caretos de Varge
Esta primeira mesa-redonda encontra-se alinhada com a estratégia nacional do saber - fazer tradicional, da qual o Alentejo foi a região-piloto indicada para a sua aplicação, visando a valorização das artes e dos ofícios tradicionais sob novos olhares e cruzamentos disciplinares inovadores e criativos.
Poderá consultar aqui o cartaz da iniciativa.
A segunda mesa-redonda, com o título "SABER-FAZER. Continuidades e criações contemporâneas", que irá decorrer no dia 27 de abril, no mesmo local e à mesma hora, colocará a tónica, na passagem de testemunho do imenso legado do património material e imaterial e nas suas diferentes aplicações. Mais informação será disponibilizada em breve.
As iniciativas integram o projeto Magallanes_ICC que tem como principal objetivo criar condições para atrair e fixar indústrias culturais e criativas nas regiões transfronteiriças do Alentejo, Algarve e Andaluzia. Magallanes_ICC apoia indústrias culturais e criativas que explorem as relações entre as artes, a ciência, a tecnologia e o património e é cofinanciado pelo programa Interreg -
España/Portugal.