
Criado em 2003, o Festival Terras sem Sombra pretende dar a conhecer a um público alargado o território do Alentejo, que sobressai pelos valores ambientais, culturais e paisagísticos e apresenta, em termos gerais, um dos melhores índices de preservação da Europa.
A 18.ª edição do festival tem início no próximo fim de semana, 2 e 3 de abril, em Ferreira do Alentejo, e abrangerá diversos concelhos da região, até 23 de outubro.
Terras sem Sombra mantém o carácter itinerante, a tónica na descentralização cultural, a formação de novos públicos, a inclusão e a sustentabilidade.
A programação integra concertos de música erudita, master classes, conferências, visitas ao património cultural e ações de salvaguarda da biodiversidade, todos de acesso gratuito.
Em Ferreira do Alentejo, o concerto de abertura está a cargo do agrupamento de câmara austríaco Trio Klavis (21h30), que interpreta música para violino, saxofone e piano no cenário único do Lagar do Marmelo.
Do programa em Ferreira, consta ainda uma visita muito especial ao património cultural da aldeia de Peroguarda e uma ação de biodiversidade que incide sobre as ervas comestíveis, aromáticas e medicinais, cujo uso se perde na noite dos tempos.
Programa - Ferreira do Alentejo
02 de Abril | 15H00 | Património Cultural
"Uma Aldeia no Coração do Alentejo: Peroguarda"
Casa do Povo, Peroguarda
02 de Abril | 21H30 | Música
Trio Klavis "Teatro de Sombras: Música para Violino, Saxofone e Piano"
Lagar da Herdade do Marmelo, Figueira dos Cavaleiros
03 de Abril | 09H30 | Biodiversidade
Quando a Botânica é também Gastronomia: Carrasquinhas, Catacuzes, Funchos & Cia.
Cerro da Águia (Ferreira do Alentejo)
O Festival Terras sem Sombra é organizado por Pedra Angular, estrutura financiada por MC - Direção - Geral das Artes e conta, entre outros, com o apoio/parceria dos Municípios envolvidos e com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo.