ESTÁ AQUI: INÍCIO | Destaques
| MAPA DO SITE | EMAIL | PROCURAR
SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA
Voltar à pagina de entrada!

Templo romano de Évora

Villa Romana de S. Cucufate

Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura

Centro Interpretativo do Castro da Cola (Ourique)

Sé de Évora

Brincas de Évora

Villa Romana de Torre de Palma

Évoramonte

Abóbada da Basílica Real de Castro Verde

cavalo pintado

Castelo e Igreja Matriz de Viana do Alentejo

Castelo da Amieira do Tejo

Villa Romana de S. Cucufate

Castelo de Belver

Bonecos de São Bento do Cortiço

Grupo Cubenses Amigos do Cante

Sé de Évora

Castelo de Arraiolos

Castro da Cola (Ourique)

Viola Campaniça

Castelo de Evoramonte

Profs_cultura_estatuto1_banner22

Castelo da Amieira do Tejo

Gruta do escoural

Castelo de Viana do Alentejo

Castelo e Igreja do Salvador (Arraiolos)

Sé de Évora

Villa Romana de Torre de Palma

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

cultura_estatuto_profissionais22

Miróbriga

 

Castelo de Viana do Alentejo

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Jangada de São Torpes

Miróbriga

Castelo de Santiago do Cacém

Destaques
Imprimir documento


Influências...Narrativas, de Anesia Manjate - Galeria INATEL - Évora
31/08/2022
Influências...Narrativas, de Anesia Manjate - Galeria INATEL - Évora

Influências...Narrativas é o nome da exposição de esculturas em cerâmica da artista moçambicana Anesia Manjate, que estará patente ao público na Galeria INATEL - Évora, de 02 a 27 de setembro de 2022. A iniciativa é organizada por Fundação INATEL e Câmara Municipal de Évora.

Anesia é uma artista cujo trabalho reflete a sua matriz tradicional e cultural de Moçambique, retrata o género e outros valores comuns ao ser humano, como o respeito e o amor, sendo dominantes a importância da família e a humildade. Em toda a sua obra o feminino é presença constante. A construção do seu projeto reflete a riqueza do género e exalta nobres valores morais. A matéria-prima utilizada é a terra, incluindo de forma livre objetos femininos com significados específicos.
A obra de Anesia denota pureza dignificada por um minimalismo relativo. A simbologia moçambicana pertencente à mulher sustenta a criação da artista que reivindica o seu lugar predominante e tão ambicionado pelos artistas emergentes moçambicanos.
Este projeto de Manjate exalta a força e realça conceitos fundamentais, entre os quais a vida, a tradição, o feminino, o amor.

A exposição poderá ser visitada na Galeria INATEL - Évora (R. Serpa Pinto, 6), de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Encerra ao fim de semana.

Org.: Fundação INATEL e Câmara Municipal de Évora


Notas Biográficas

Anesia Manjate

Natural de Moçambique, Anesia Manjate é artista plástica há 24 anos e docente de artes visuais há 17. É membro fundador do MUVART, doutoranda em História da Arte e Mestre em Práticas Artísticas (Universidade de Évora). É licenciada em Ensino de Desenho pela Universidade Pedagógica de Moçambique e Técnico Médio de Cerâmica pela Escola Nacional de Artes Visuais de Maputo.
Da sua carreira profissional salientam-se a docência na Universidade Save - Moçambique, a Direção de Curso de Educação Visual na Universidade Pedagógica Delegação de Gaza, Moçambique.
No campo artístico frequentou workshops e participou em diversas exposições individuais e coletivas em cidades como Évora, Lisboa, Porto, Moçambique, Brasil, Berlim, Itália.
Pelas diversas atividades desenvolvidas no campo artístico, Anesia Manjate recebeu dois prémios: o "Galardão para África" (2003), pela União Latina em Portugal e "Arte Assinada no Feminino" (2005), pelo Museu Nacional de Artes de Maputo.
Tem vindo a desenvolver investigação sobre a presença d cultura na arte contemporânea moçambicana e a sua contribuição para a construção da identidade artística nacional no período de 1975 - 2017.

[ voltar ]

 

 

ADECORRER

DRCAlentejo mantém Certificação do seu Sistema de Gestão da QualidadeGUIA DOS INSTRUMENTOS DE FINANCIAMENTO DE PROJETOS CRIATIVOSPatrimónio ao Alcance de Todos Internet Segura: #LerAntesClicarDepoisÉvora, e o Alentejo, serão Capital Europeia da Cultura em 2027Documentário "Michel Formentelli" RELATÓRIO "Strengthening cultural heritage resilience for climate change"Serviço "Filmar em Portugal"Estudo "CULTURA NO PÓS ALENTEJO-2020""Covid@Alentejo, olhares" tem plataforma disponível sobre o projetoPrograma Educação Patrimonial 2022Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura



EMAGENDA

<abril de 2024>
domsegterquaquisexsáb
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
 


SUBSCREVANEWSLETTER

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se