A Malvada Associação Artística abre inscrições para MASTERCLASS PÓLIS de Escrita Criativa, com o escritor Ondjaki, que se realizará no dia 14 de junho, das 18h às 20h30, na sede da ASSP - ÉVORA, sita na Rua Chafariz D'El Rei, 31.
[ + info ]
Grândola recebe, entre 9 e 11 de junho, o Encontro da Canção de Protesto (ECP), este ano dedicado à música produzida contra as ditaduras do espaço ibero-americano. A programação desta edição vai decorrer em três espaços emblemáticos da vila morena e inclui concertos, com músicos nacionais e internacionais, sessões testemunhais e de cinema e a exposição "A Canção de Protesto e as Ditaduras Ibero-Americanas" cuja inauguração marca o arranque do ECP.
[ + info ]
No próximo sábado, 3 de junho, o Auditório da Quinta dos Olhos d 'Água, em Marvão, acolhe a Exposição de Escultura de Paulo Neves intitulada "Anéis". A inauguração terá lugar pelas 15 horas e a entrada é livre.
[ + info ]
DES/ENCONTROS é o nome do concerto que será apresentado por Borealis Ensemble e Eborae Mvsica, no próximo dia 17 de junho, às 18h30, no Convento dos Remédios, em Évora.
[ + info ]
"Recuperar Bomtempo/Descobrir Bomtempo" é o tema do concerto comentado que terá lugar no próximo domingo, dia 4 de junho, às 16h00, na Igreja do Salvador, em Évora. Este concerto insere-se no âmbito das atividades de divulgação do projeto "Recuperar Bomtempo" desenvolvido pela Associação Cultural Ekletica e conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo e da Arquidiocese de Évora.
[ + info ]
Organizado pela Universidade de Évora, o I Workshop de Osteologia Comparada em Bioarqueologia decorrerá no próximo dia 30 de junho, entre as 9h00 e as 17h00, no Complexo de Anatomia | Hospital de Medicina Veterinária/Polo da Mitra - Universidade de Évora. As inscrições, no valor de 20 euros, são limitadas a 20 participantes.
[ + info ]
A BIME - Bienal Internacional de Marionetas de Évora irá decorrer de 6 a 11 de junho. O programa da sua 16.ª edição contacom a participação de 27 companhias oriundas de Espanha, Brasil, Grécia, Dinamarca, Itália, França, Bélgica, Inglaterra, Cabo Verde e Portugal, com dezenas de apresentações em 16 espaços diferentes, uma exposição e um Seminário Internacional. Este ano a BIME apresenta-se também nos concelhos de Arraiolos e Reguengos de Monsaraz.
[ + info ]
A 4.ª edição do Prémio Literário Joaquim Mestre será apresentada ao público dia 21 de junho, às 19h, durante a cerimónia de abertura da Feira do Livro de Beja. Este Prémio, bienal, é instituído pela ASSESTA, em parceria com a DRCAlentejo e com o apoio do Município Beja, tendo como objetivos promover, defender e valorizar a língua portuguesa e a identidade e diversidade cultural da região Alentejo, incentivar a criação literária na modalidade de romance, fomentar o gosto pela leitura e pela escrita e, simultaneamente, homenagear o romancista e contista alentejano Joaquim Mestre.
[ + info ]
No dia 4 de junho, às 16h00, a Igreja do Salvador, em Évora, será palco do concerto comentado 'Recuperar Bomtempo/Descobrir Bomtempo', que será interpretado pelo Quarteto de Cordas e Piano da Orquestra da Costa Atlântica. A iniciativa faz parte das atividades de divulgação do projeto "Recuperar Bomtempo", desenvolvido pela Associação Cultural Ekletica.
[ + info ]
Salvaguarda: 1.º Encontro - Património, Turismo e Sustentabilidade realiza-se no próximo dia 16 de junho, no Centro Interpretativo de Miróbriga, em Santiago do Cacém. A iniciativa é organizada pelo Município de Santiago do Cacém e conta com a colaboração da DRCAlentejo. A participação é gratuita, sendo necessária inscrição prévia até 8 de junho.
[ + info ]
A Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre organiza a Rota dos Coretos do Alto Alentejo 2023. A iniciativa tem início no Crato, no próximo dia 2 de junho, e passará por vários Coretos do Norte Alentejo até dia 30 de setembro, data em que esta edição encerra no Coreto de Fronteira.
[ + info ]
A Conferência Internacional "Cultura, Comunidade e Saúde: as artes e a criatividade na construção de comunidades saudáveis", promovida pela CIMAC, insere-se no TRANSFORMA - Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central e realiza-se no dia 22 de junho, das 9h00 às 17h00, no Teatro Garcia de Resende, em Évora. A inscrição é gratuita, mas obrigatória até dia 13 de junho.
[ + info ]
O Festival Música Júnior regressa em 2023 à cidade de Ponte de Sor para realizar a sua 10.ª Edição.
De 26 de agosto a 3 de setembro, os mais de 350 participantes terão a oportunidade de vivenciar uma experiência musical memorável, integrando um Coro, uma Big Band, uma Orquestra Juvenil ou uma Orquestra Sinfónica liderados por um colectivo de 35 professores e 3 maestros. Diabolus in Música é o tema proposto para esta edição. As inscrições encontram-se abertas até 7 de agosto.

'Apocalipse 2020', uma cocriação das Companhias João Garcia Miguel e Baal17, no âmbito do projeto 'A Arte de ser Português, estreia dia 26 de maio, às 21h30 no Cineteatro Municipal de Serpa, onde estará em palco no dia 27, também às 21h30 e no dia 28 de maio, às 18h00. A encenação contemporânea do capítulo bíblico do Apocalipse será apresentada dia 7 de junho, às 21h30, no Centro de Artes e do Espetáculo de Portalegre.

A iniciativa "Férias Corais Jovens", organizada pelo Coral Évora, decorrerá entre os dias 2 e 8 de julho de 2023, na Escola Básica Manuel Ferreira Patrício, em Évora. Este campo de férias corais, orientado pelo maestro Manuel Jesús Sánchez, é um projeto educativo em torno da música, com uma forte dimensão social e pedagógica, promovendo a integração social e o convívio através da música e do canto coral. Dirige-se a crianças e jovens entre os 6 e os 20 anos de idade. As inscrições encontram-se abertas.
[ + info ]
A 19.ª edição do Festival Terras sem Sombra arranca em Ferreira do Alentejo, no fim de semana de 13 e 14 de maio. A presente edição vai estar em 10 concelhos do Alentejo até dezembro, altura em que encerrará em Sines. O Terras sem Sombra apresenta uma programação de elevada qualidade na música erudita, aliada à valorização do património cultural e ambiental do território.
[ + info ]
A Alma d'Arame organiza o XV Encontro Internacional de Marionetas de Montemoro-Novo, que decorrerá entre os dias 24 de maio e 04 de junho. Neste XV Encontro, a protagonista é a marioneta contemporânea, em toda a sua capacidade transformadora de visões e respostas para o mundo atual. A programação, rica em diferentes linguagens artísticas e novas abordagens, conta com 44 sessões e 22 companhias nacionais e internacionais. Haverá espetáculos para todas as idades e públicos e diversas atividades complementares.
[ + info ]
Inserida na sua programação de 2023, a CDCE estreia a 17 de junho, em Évora, 'For Butterflies of the Mind that Gestate in Time's Delicious Cocoons', a nova criação de Nélia Pinheiro. A obra sobe ao palco do Teatro Garcia de Resende pelas 21:30, inserida na programação RTCP, resultado de uma coprodução com o CENDREV.
[ + info ]
TRAÇA - 12 partituras para Respirar, Caminhar e Parar é uma proposta de caminhada performativa, enquanto prática artística experimental, que trabalha a relação do corpo com o território e o ecossistema, através do questionamento do que é centro e periferia.É também um encontro que procura através das ações de caminhar, respirar e parar uma relação do corpo com os lugares. Serão realizadas quatro caminhadas com Sara Anjo: 13 de maio, em Évora; 24 de junho, em Montemor - o - Novo; 1 de julho, em Casa Branca e 28 de julho, em Lavre. Para participar é necessário fazer inscrição.
[ + info ]
A Malvada Associação Artística tem inscrições abertas para Laboratório de Criação & Espetáculo integrados no projeto de cruzamento disciplinar e intercultural PO?LIS, uma criação de Ana Luena & José Miguel Soares, que envolve elementos da comunidade estrangeira da cidade de Évora. Os participantes são convidados a pensar e agir sobre a cidade através de um processo artístico de caráter intercultural. A iniciativa terá lugar de 19 de junho a 06 de julho, no Salão Nobre, salas envolventes e varanda do emblemático Teatro Garcia de Resende, em Évora.
[ + info ]
A DRCAlentejo organiza hoje, dia 3 de maio, às 10h30, na Sala de Conferências do Palácio D. Manuel, em Évora, a sessão Património ao Alcance de Todos - Apresentação Pública de Materiais Acessíveis, no âmbito da Bienal Cultura & Educação 2023 (PNA). Serão apresentados dois projetos: um, desenvolvido pela DRCAlentejo e ASE, integra vídeos sobre património afeto à Direção Regional de Cultura; outro, sobre o Templo Romano de Évora, foi produzido pela Accessible Portugal, no âmbito do Turismo Acessível e Inclusivo.
[ + info ]
A Temporada de Concertos da Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa arrancou no passado mês de abril e decorre até dezembro de 2023. Os oito concertos acontecerão sempre na última sexta-feira de cada mês, às 21 horas. A entrada é gratuita, mas limitada à capacidade do espaço.
[ + info ]
Follies in the city of Évora II . Dispositivos Urbanos para a Cidade de Évora II é o tema da exposição que abre no próximo dia 19 de abril, pelas 18h00, na Igreja do antigo Convento do Salvador - Rua do Salvador, n. 2, em Évora, seguida por uma visita orientada pelos docentes e alunos da Unidade Curricular Projeto II do Mestrado Integrado em Arquitectura da Universidade de Évora. A iniciativa realiza-se numa articulação entre a DRCAlentejo e a Universidade de Évora, que teve início em 2019, com a 1.ª exposição Folies para Évora,
[ + info ]
O Plano Nacional das Artes (PNA) no âmbito do seu Manifesto/Estratégia organiza a "Bienal Cultura e Educação, 2023: RETROVISOR, uma História do Futuro", que decorre de março a junho de 2023. A DRCAlentejo integra um conjunto de ações no programa da Bienal.
[ + info ]Entre os meses de abril e junho de 2023, a CDCE vai desenvolver um programa de atividades direcionado à comunidade, que trabalha a sensibilização, a formação e a inclusão. As localidades de Évora, Évora Monte, Outeiro e Vera Cruz serão palco de atividades direcionadas a diferentes públicos e escalões etários com o objetivo de promover as linguagens da dança contemporânea, na região do Alentejo Central, e trabalhar a inclusão através da dança contemporânea. A participação é gratuita.
[ + info ]
A Divisão de Inovação, Cooperação, Empreendedorismo e Empregabilidade da Universidade de Évora lançou o programa SCALE IT UÉVORA, que tem como propósito promover a criação de novas empresas que respondam aos desafios sociais e societais, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
[ + info ]
Com o Guia de Financiamento CulturEU, interativo, a Comissão Europeia pretende facilitar o acesso às oportunidades de financiamento disponíveis para os setores culturais e criativos através de todas as fontes de financiamento da União Europeia em 2021-2027.

Encontram-se abertas as inscrições para Oficina de Teatro 2023, uma produção do Coletivo Cultura Alentejo que tem lugar no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, com o apoio da respetiva Câmara Municipal, e em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo.
[ + info ]
Encontram-se abertas as incrições para residências artísticas na Trust, em 2023, que terão lugar em Barril de Alva (Arganil). Artistas que procuram um espaço no Interior de Portugal que inspire a pesquisar,
experimentar e criar no seio de outros artistas, podem contactar a Trust, consultar o programa de residências artísticas e respetivas condições.

O MESA - Museu da Escrita do Sudoeste, em Almodôvar, vai entrar em obras de modernização e ampliação do edifício e encerrou ontem, dia 19 de setembro. Entretanto, funcionará temporariamente no Fórum Cultural de Almodôvar, no Convento de Nossa Senhora da Conceição, a partir da próxima sexta-feira, dia 23 de setembro. As referidas obras decorrerão no prazo estimado de um ano, pelo que o MESA deverá voltar ao seu local de origem, com nova museografia, até final do verão de 2023.
[ + info ]
Foi recentemente apresentado o "Guia prático: acessibilidade nos eventos", que constitui uma ferramenta de apoio às empresas organizadoras de eventos. Este guia foi realizado por Accessible Portugal com o apoio do Turismo de Portugal.
[ + info ]
O Manual de Políticas sobre Inteligência Artificial e Liberdade de Expressão (SAIFE), da Representante OSCE para a Liberdade dos Media (RFoM), já foi lançado. O documento resulta de 2 anos de investigação e workshops de especialistas e, através de recomendações centradas nos direitos humanos e salvaguarda da liberdade de expressão no uso de inteligência artificial, visa providenciar orientação aos Estados participantes OSCE sobre como desenvolver e implementar respetivos salvo-condutos na moderação e curadoria de conteúdos via IA.
[ + info ]