Programa Sensibilização para a Educação Patrimonial - 2022
Com o objetivo de contribuir para a formação do público infantojevenil, sensibilizando-o para a importância do património cultural, diversas áreas artísticas e para o exercício de uma cidadania mais plena, a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) organiza a 9.ª edição do Programa Sensibilização para a Educação Patrimonial.
A primeira atividade do programa, no presente ano, teve lugar no passado dia 29 de março, no Centro Interpretativo de Miróbriga, concelho de Santiago do Cacém, onde assinalou as Comemorações do Dia Mundial do Teatro (27 de março), com o espetáculo Beatriz e o Peixe Palhaço, interpretado pela atriz Elsa Pinho.
Na iniciativa, que contou com o apoio do Município de Santiago do Cacém, estiveram presentes alunos do 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho, que tiverem ainda oportunidade de participar numa visita guiada ao Sítio Arqueológico de Miróbriga.
Beatriz e o Peixe-Palhaço - Auditório do Centro Interpretativo de Miróbriga
A 29 de abril realizou-se a primeira de 10 iniciativas de Arqueologia Pública sobre a Pré - História, em torno do Cromeleque dos Almendres e do respetivo Centro Interpretativo, promovidas por Ebora Megalithica, Lda., no âmbito deste Programa. A atividade, que contou com o apoio do Município de Évora e com a participação de alunos do concelho, provenientes da Escola Básica de Valverde e da Escola Básica da Senhora da Glória, assinalou as comemoraçõe do Equinócio da Primavera (20/21 de março).
Arqueologia Pública sobre a Pré - História - com alunos do concelho de Évora
Cromeleque e Centro Interpretativo dos Almendres
No passado dia 25 de maio realizou-se a segunda ação de Arqueologia Pública sobre a Pré - História, na qual participaram alunos e professores da Escola Básica da Mata do concelho de Estremoz.
Esta iniciativa, que pretendeu assinalar as comemorações do Dia Internacional dos Museus (18 de maio), contou com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz.
Arqueologia Pública sobre a Pré - História - com alunos do concelho de Estremoz
Cromeleque e Centro Interpretativo dos Almendres
Em 2022 o Programa Sensibilização para a Educação Patrimonial tem previsto um conjunto de ações que abragem Arqueologia, Teatro e Música, inseridas em comemorações de datas relevantes para a cultura e cidania.