Imagem: Ana Cristina Pais (DRCAlentejo) faz um roteiro por Évora aos 40 realizadores internacionais convidados de Heritales, com: Alexandre Pille (Le Jardin d´Ewald), Esther Regina e Alain Pretel (Ispansi).
Foto: María Zozaya.
O festival português HERITALES é finalista nos "Heritage in Motion Awards" na Cimeira Europeia do Património. O objetivo é premiar as iniciativas que promovem a difusão do património em conteúdos multimédia, faceta que o projeto Heritales promove através do cinema, videojogos, instalações, exposições e apresentações mistas, mostrando patrimónios do mundo inteiro, com autores provenientes dos cinco continentes. Alentejo e Lisboa são os principais espaços onde Heritales faz apresentações regulares.
O festival português HERITALES é finalista nos Heritage in Motion Awards na Cimeira Europeia do Património, representando Portugal, depois de ter sido selecionado pela Europa Nostra e nomeado entre os 15 finalistas.
O objetivo é premiar as iniciativas que promovem a difusão do património em conteúdos multimédia, faceta que o projeto Heritales promove através do cinema, videojogos, instalações, exposições e apresentações mistas, mostrando patrimónios do mundo inteiro, com autores provenientes dos cinco continentes.
O Alentejo e a Grande Lisboa são os principais espaços onde Heritales faz apresentações regulares. Foram os seus palcos a Sociedade Harmonia Eborense, diversos edifícios históricos da Câmara Municipal de Évora, o Mosteiro de São Bento de Cástris, a Biblioteca Municipal de Montemor o Novo, outros festivais como o Andanças em Castelo de Vide, e o Earth Fest em Monsanto, as cerimónias de entregas de prémios no Creative Hub da Mouraria ou o Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa.
Este festival foi apoiado entre 2016 e 2021 por diversas instituições de cultura e património de Portugal tais como a Direção - Geral do Parimónio Cultural, a Direção regional de Cultura do Alentejo, as cátedras UNESCO da Universidade Lusófona ou Património Imaterial de Évora, a Câmara Municipal de Évora, o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades, da Universidade de Évora, a Fundação Eugénio de Almeida, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e, mais recentemente, o Plano Nacional das Artes.
A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar na European Heritage Summit (21-23 setembro), no histórico Palácio Ducal da Praça de São Marcos da cidade Património da Humanidade de Veneza, que ameaçada pelas mudanças climáticas faz uma chamada à Europa sobre a importância de cuidar da nossa herança natural e cultural comum, neste caso apoiados pelas tecnologias multimédia.
Mais informação: https://heritales.hypotheses.org/258
Sobre o festival: https://heritales.org