ESTÁ AQUI: INÍCIO | Destaques
| MAPA DO SITE | EMAIL | PROCURAR
SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA
Voltar à pagina de entrada!

Jangada de São Torpes

Sé de Évora

Abóbada da Basílica Real de Castro Verde

Miróbriga

Castelo de Viana do Alentejo

Sé de Évora

Profs_cultura_estatuto1_banner22

Castelo de Santiago do Cacém

Viola Campaniça

Miróbriga

Villa Romana de S. Cucufate

Castelo da Amieira do Tejo

Castelo e Igreja Matriz de Viana do Alentejo

Villa Romana de Torre de Palma

Castelo de Viana do Alentejo

Castelo de Evoramonte

Grupo Cubenses Amigos do Cante

Castro da Cola (Ourique)

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Castelo e Igreja do Salvador (Arraiolos)

Villa Romana de Torre de Palma

Gruta do escoural

Sé de Évora

Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura

cavalo pintado

Évoramonte

 

Villa Romana de S. Cucufate

Castelo da Amieira do Tejo

Castelo de Arraiolos

Castelo de Belver

Templo romano de Évora

cultura_estatuto_profissionais22

Centro Interpretativo do Castro da Cola (Ourique)

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Bonecos de São Bento do Cortiço

Brincas de Évora

Destaques
Imprimir documento


Apresentação do Estudo "CULTURA NO PÓS ALENTEJO-2020"
27/06/2022
Apresentação do Estudo "CULTURA NO PÓS ALENTEJO-2020"

A Direção Regional de Cultura do Alentejo promove em parceria com a CCDR-A o Estudo "CULTURA NO PÓS ALENTEJO-2020" no próximo dia 4 de julho, às 14h30. A sessão terá lugar no Auditório da CCDR Alentejo, que acolhe a mesma.

O Presidente da CCDRA e a Diretora Regional de Cultura do Alentejo convidam a estar presente nesta sessão, que contará com a apresentação do estudo, pelos seus coordenadores, os Professores José Soares Neves e Pedro Prista.  

O Estudo Cultura no Pós Alentejo-2020 foi realizado no OPAC, em 2020 e 2021, no âmbito do Acordo de Parceria estabelecido, a pedido da Direção Regional de Cultura do Alentejo, com o ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.

O OPAC - Observatório Português das Atividades Culturais é uma estrutura constituída em dezembro de 2018 no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), que é a instituição responsável pelo seu funcionamento e coordenação científica.

No âmbito da preparação das políticas públicas regionais para a área da cultura no horizonte temporal de 2030, o OPAC, Observatório Português das Atividades Culturais, realizou para a Direção Regional de Cultura do Alentejo o estudo de que este relatório dá conta.

No seu enquadramento mais geral trata-se de um trabalho que vem em linha com os critérios consagrados de boas práticas de governança, os quais recomendam que a definição das políticas públicas seja fundada em procedimentos participativos de escuta, envolvimento e avaliação dos ciclos anteriores, tendo em vista assegurar processos igualmente participados, mobilizadores e monitorizáveis de avaliação da eficácia das políticas públicas.


O propósito deste estudo traduziu-se na realização de cinco objetivos:
I.    efetuar o levantamento de sete dimensões da atividade dos municípios na área da cultura durante o mandato autárquico iniciado em 2017, designadamente: a caracterização do, ou dos, órgãos autárquicos responsáveis; os instrumentos formais de gestão; os recursos financeiros; os recursos humanos; os equipamentos culturais e o património cultural imóvel sob alçada municipal; redes culturais e programação municipal; o associativismo cultural.
II.    caracterizar a avaliação que tanto as entidades como os agentes culturais ativos no território regional e municipal fazem da importância que a cultura assumiu no Programa Operacional Alentejo 2020.
III.    identificar e caracterizar as visões estratégicas para a cultura no município e na região Alentejo até 2030.
IV.    reunir contributos de todas as entidades inquiridas (municipais, intermunicipais, organizações do setor cultural e outros agentes relevantes) para a área da cultura no âmbito do programa da região Alentejo para 2030, designadamente a proposta de indicadores de avaliação e de linhas de intervenção.
V.    identificar casos de boas práticas em políticas culturais à escala regional, tanto nacionais como internacionais.


Programa da Sessão

14h30 ? Receção e sessão de boas-vindas ? Carmen Carvalheira, Vice-Presidente da CCDR-A
15h15 ? Enquadramento e objetivos para uma Estratégia Regional ? Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo
15h30 ? Apresentação Técnica do Estudo Cultura Pós Alentejo 2020 ? José Soares das Neves e Pedro Prista (coordenadores)
16h30 ? Debate
17h ? Encerramento da sessão

Consulte o Convite AQUI

[ voltar ]

 

 

ADECORRER

Consulta Pública "Aprendizagem e uso do Braille"Francisco de Holanda em ÉvoraRELATÓRIOS Culture Action EuropeDRCAlentejo mantém Certificação do seu Sistema de Gestão da QualidadeGUIA DOS INSTRUMENTOS DE FINANCIAMENTO DE PROJETOS CRIATIVOSPatrimónio ao Alcance de Todos Internet Segura: #LerAntesClicarDepoisÉvora e o Alentejo serão Capital Europeia da Cultura em 2027Documentário "Michel Formentelli" RELATÓRIO "Strengthening cultural heritage resilience for climate change"Serviço "Filmar em Portugal"Estudo "CULTURA NO PÓS ALENTEJO-2020""Covid@Alentejo, olhares" tem plataforma disponível sobre o projetoPrograma Educação Patrimonial 2022Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura



EMAGENDA

<julho de 2025>
domsegterquaquisexsáb
29
30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
 


SUBSCREVANEWSLETTER

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se