Entre os meses de abril e junho de 2023, a CDCE - Companhia de Dança Contemporânea de Évora vai desenvolver um programa de atividades direcionado à comunidade, que trabalha a sensibilização, a formação e a inclusão.
As localidades de Évora, Évora Monte, Outeiro e Vera Cruz serão palco de atividades direcionadas a diferentes públicos e escalões etários com o objetivo de promover as linguagens da dança contemporânea, na região do Alentejo Central, e trabalhar a inclusão através da dança contemporânea.
As atividades são dirigidas a crianças, jovens e seniores, dos 06 aos 80 anos de idade e realizam-se no contexto da programação da Black Box, ou estão inseridas nas macro atividades com uma identidade promotora do trabalho em comunidade, do trabalho de inclusão e sensibilização
"Dança Participativa" e "Aqui Também se Dança"
Na cidade de Évora, no âmbito da programação da Black Box, serão realizados nos meses de abril e junho 2 workshops de Dança Contemporânea, direcionados a jovens e adultos entre os 14 e os 25 anos, que pretendem promover a prática da dança contemporânea na comunidade, criar espaço para a experimentação e conhecimento de diferentes linguagens da dança contemporânea.
No terceiro período do calendário escolar, durante os meses de abril, maio e junho, as escolas do concelho de Évora - centro urbano e periferia, recebem a atividade "Dança Participativa".
Dança Participativa tem como objetivo criar e desenvolver ações de mediação, criar espaços de aprendizagem e de dinamização social na área da dança contemporânea, que integram ações de educação artística não formal, potenciadoras da sensibilização, capacitação, qualificação e envolvimento de públicos diversificados.
A atividade trabalha a sensibilização e motiva os públicos para a fruição com diferentes linguagens da dança, integrando momentos de formação, de partilha de conhecimentos, emoções e valores, que promovem o primeiro contacto com a dança contemporânea, e que desafiam a criatividade, a originalidade e a identidade cultural dos indivíduos, perspetivando a criação de espaços e momentos educativos-lúdicos, num contexto de trabalho comunitário.
A população da escola EB1 do Bairro de Almeirim (uma escola situada num bairro com carências sociais), será a primeira a experimentar a atividade caraterizada pela realização de uma Oficina de Dança Contemporânea para Crianças, com periodicidade quinzenal, no espaço da escola.
No mesmo contexto de atividade, durante os meses de maio e junho a oficina fará uma itinerância pelas restantes escolas do concelho de Évora, com o objetivo de apresentar a dança contemporânea no espaço educativo e promover o primeiro contato dos alunos com a dança e artistas da dança contemporânea portuguesa. As sessões acontecem durante a atividade letiva e são dirigidas a crianças e jovens dos estabelecimentos de ensino da cidade de Évora e freguesias rurais.
O trabalho em inclusão representa um eixo forte da programação e é caraterizado pela atividade "Aqui Também se Dança", que trabalha a intervenção e a inclusão social através da dança e envolve de forma vinculativa nos processos e atividades os indivíduos-alvo (crianças, jovens e idosos), como forma de combater os sentimentos de exclusão social.
A atividade realiza-se de forma descentralizada, em comunidades com pouca ou nenhuma oferta artística, em territórios geográficos caracterizados pela perda e envelhecimento da sua população, promove a qualidade de vida e a integração social de indivíduos de diferentes idades, através de uma educação para a dança, enquanto expressão artística e atividade promotora do desenvolvimento psicossocial do indivíduo.
Entre abril e junho "Aqui Também se Dança" toma como palco as localidades de Evora Monte, Outeiro e Vera Cruz (localidades rurais), e como agente expressivo e indutor de transformação, a Dança Contemporânea. Considera como público-alvo crianças, jovens e seniores.
O programa de atividades nas comunidades é desenvolvido em parceria com as Juntas de Freguesia, que acolhem com uma periodicidade quinzenal, ou em forma de atividade lúdica de férias, nos seus espaços, as várias sessões de OFICINAS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA PARA JOVENS E SENIORES.
As atividades do projeto "Aqui Também se Dança" têm o apoio da Junta de Freguesia de Evoramonte, Junta de Freguesia de Monsaraz, e Junta de Freguesia de Vera Cruz.
Todas as atividades têm participação gratuita.
O programa de atividades está inserido na programação de 2023 da CDCE, tem o apoio da República Portuguesa - Cultura, Direção-Geral das Artes, e Câmara Municipal de Évora.
COMUNIDADE, SENSIBILIZAÇÃO, FORMAÇÃO, INCLUSÃO
ATIVIDADES FORMATIVAS E DE SENSIBILIZAÇÃO
WORKSHOPS DANÇA CONTEMPORÂNEA
Agenda de Realização
FORMAÇÃO EM DANÇA CONTEMPORÂNEA
12-13 ABRIL | 18:30-20:00
07-08 JUNHO | 18:30-20:00
WORKSHOP DANÇA CONTEMPORÂNEA
Escalão Etário: entre os 14 e os 25 anos
Local de realização: Black Box | Évora
"DANÇA PARTICIPATIVA" ATIVIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PÚBLICOS
19 ABRIL | 09:30 | 11:00 | 14:00
03 E 31 MAIO | 09:30 | 11:00 | 14:00
07 E 21 JUNHO | 09:30 | 11:00 | 14:00
OFICINA DE DANÇA PARA CRIANÇAS
Escalão Etário: a partir dos 6 anos
Local de realização: Escola EB1 Bairro de Almeirim | Évora
09, 10 E 11 MAIO
06, 13, 14,15 E 20 JUNHO
OFICINA DE DANÇA EM ITINERÂNCIA PELAS ESCOLAS
Escalão Etário: a partir dos 6 anos
Local de realização: Escolas do concelho de Évora (a definir)
"AQUI TAMBÉM SE DANÇA" ATIVIDADES PROMOTORAS DA INCLUSÃO
10, 12 E 14 ABRIL | 10:00-11:30
OFICINA DANÇA CONTEMPORÂNEA PARA CRIANÇAS E JOVENS
Escalão Etário: dos 6 aos 12 anos
Local de realização: Pavilhão Multiusos da Junta de Freguesia de Vera Cruz | Vera Cruz
11 ABRIL | 15:00-16:30
OFICINA DANÇA CONTEMPORÂNEA PARA CRIANÇAS E JOVENS
Escalão Etário: dos 6 aos 12 anos
Local de realização: Junta de Freguesia de Evoramonte | Evoramonte
13 ABRIL | 10:30-11:30
11 MAIO | 10:30-11:30
08 E 22 JUNHO | 10:30-11:30
OFICINA DANÇA CONTEMPORÂNEA PARA SENIORES
Destinatários: Seniores
Local de realização: Centro Cultural de Outeiro | Reguengos de Monsaraz
Todas as atividades com entrada gratuita
Mais informação