© Alíipio Padilha
PROGRAMAÇÃO BLACK BOX
"CICLO INFÂNCIAS, ÉVORA
Inserido na programação da Black Box de 2023, a CDCE apresenta durante os meses de abril, maio e junho o "Ciclo Infâncias", direcionado a crianças e contexto familiar. Como criadores programados Aldara Bizarro, Sofia Dias e Vítor Roriz, e Catarina Requeijo apresentam as suas mais recentes criações de dança e teatro direcionadas para a infância.
As atividades decorrem no espaço da Black Box, em Évora.
CICLO INFÂNCIAS
OFICINAS DE DANÇA | ESPETÁCULOS DE DANÇA PARA A INFÂNCIA E CONTEXTO FAMILIAR
26-27 ABRIL | 10:30 E 14:30
OFICINA DE DANÇA "JOGO GRÁFICO DO GESTO"
Coordenação Aldara Bizarro
Crianças a partir dos 6 anos
17 MAIO | 10:30 E 14:30
OFICINA DE DANÇA "SONS MISTERIOSOS"
Coordenação Sofia Dias e Vítor Roriz
Crianças a partir dos 6 anos
18 MAIO | 14:30
ESPETÁCULO DE DANÇA PARA A INFÂNCIA "SONS MISTERIOSOS"
Direção Artística e Cenografia Sofia Dias e Vítor Roriz
Crianças a partir dos 6 anos e contexto familiar
01 JUNHO | 10:30 E 14:30
ESPETÁCULO PARA A INFÂNCIA "MUITA TRALHA POUCA TRALHA"
Direção Artística Catarina Requeijo
Texto original Catarina Requeijo e Inês Barahona
Crianças a partir dos 6 anos e contexto familiar
01 JUNHO | REALIZA-SE APÓS O ESPETÁCULO
OFICINA CRIATIVA "MUITA TRALHA POUCA TRALHA"
Coordenação Catarina Requeijo
Crianças a partir dos 6 anos e contexto familiar
Entrada gratuita mediante inscrição prévia
A Black Box é uma sala polivalente programada pela CDCE - Companhia de Dança Contemporânea de Évora com atividade regular na área das artes performativas, em que a dança é o elemento catalisador de uma programação centrada no trabalho de criadores portugueses. A atividade está organizada em torno de núcleos temáticos geradores de uma programação que procura a participação, o debate e a (in)formação, com espetáculos, performances, residências e ações de mediação.
Entre janeiro e dezembro de 2023, os ciclos de atividade são para falar de novos autores, identidades e minorias, infância. Cada ciclo promove um campo de ação efetiva para a arte, cruza a expressão artística com sensibilidades sociais, numa perspetiva abrangente da dança, gerando reforço crítico no espaço do contemporâneo.
Um conjunto de atividades abertas ao público, que cruza perspetivas de intervenção artística e de reflexão crítica, num conceito de programação de Palco-Cidade, aberto à cidadania e à participação. As atividades visam formar e informar públicos e fazer circular debates críticos, promovendo um espaço de partilha e de discussão entre artistas e público.
O ciclo Infâncias gera oferta dirigida à infância e contexto familiar, mostra de obras e realiza oficinas (antes ou após os espetáculos), que desafiam o conceito de espetáculo e investem numa participação ativa do público, cria hábitos, responde à falta de programação para a infância em Évora.
O ciclo inicia-se nos dias 26 e 27 de abril com uma oficina de dança designada "Jogo Gráfico do Gesto", coordenada pela coreógrafa e bailarina Aldara Bizarro. A oficina de dança é um jogo direcionado a crianças, a partir de ilustrações de Madalena Matoso, e texto de Maria Gil. A oficina, que desafia a pensar nos gestos que se fazem todos os dias, realiza 2 sessões diárias, nos horários 10:30 e 14:30.
Sobre a oficina:
"Fazemos gestos a toda a hora, às vezes para substituir palavras, outras vezes por hábito, muitas vezes fazemos gestos sem pensar, às vezes os gestos saem como esbracejares, sem graça nem elegância, outras vezes são pensados como uma peça de xadrez que se move depois de muito tacitamente se matutar, mas o que há dentro de um gesto? Movimento? Emoção? Ideias? Impulso? Dança? Será que o gesto que é feito por nós é mesmo nosso ou é uma mistura da nossa herança genética e do meio onde nascemos e crescemos? E haverá um repertório de gestos comuns, que são entendidos em todos os lugares do mundo - como uma língua franca - e outros, que escondem segredos e histórias que precisaram de chegar até nós em forma de gesto para não se perderem - como um antigo código secreto. E qual foi o gesto mais belo que viste fazer?"
O ciclo continua no mês de maio com o espetáculo de dança para a infância "Sons Misteriosos", com direção artística e coreografia de Sofia Dias e Vítor Roriz. O espetáculo será apresentado numa sessão, no dia 18 de maio, pelas 14:30.
No contexto da apresentação, como forma de descoberta dos materiais do espetáculo realiza-se no dia anterior uma oficina de dança. A oficina realiza-se em 2 sessões, pelas 10:30 e 14:30.
Sobre o espetáculo:
"Naquela que é a sua primeira criação para infância, Sofia Dias e Vítor Roriz partem à procura da qualidade mágica que emerge da fricção entre som e imagem. Pode uma imagem enganar a nossa perceção sobre a proveniência de um som? Ou um som mentir-nos sobre a sua origem? Um espetáculo para escolas e famílias que, tal como as crianças, não tem problemas em saltar de uma coisa para a outra, nem em colocar questões simultaneamente metafísicas, ontológicas, estéticas, banais e, quase sempre, imprevisíveis."
Em junho, o ciclo termina com a apresentação do espetáculo para a infância "Muita Tralha Pouca Tralha" com direção artística de Catarina Requeijo e texto da sua autoria em conjunto com Inês Barahona. Este espetáculo terá duas sessões no dia 1 de junho, uma pelas 10:30 e outra pelas 14:30.
No contexto da apresentação, como forma de descoberta dos materiais do espetáculo, irá realizar-se uma oficina criativa, logo após o mesmo.
Sobre o espetáculo:
?Escolher não é tarefa fácil. Escolher o que se leva em viagem também não. Há sempre alguma coisa que nos pode fazer falta? Quem nunca teve vontade de levar a casa toda? Pouco habituado a viajar, o casal Odete e Alfredo decide ir ver a sua sobrinha Manela participar numa corrida de automóveis. Mas antes da viagem é preciso preparar a bagagem. É aqui que os problemas começam. Levam o quê? Pouca tralha? Muita tralha? Apenas o essencial? Estas decisões difíceis podem complicar o início da viagem. Só o início?...É o que vamos ver."
Classificação maiores de 6 anos de idade.
"Ciclo Infâncias" está inserido na programação de 2023 da CDCE, tem o apoio da República Portuguesa - Cultura, Direção-Geral das Artes e Câmara Municipal de Évora.
BILHETEIRA
BLACK BOX ÉVORA
Morada: Zona Industrial de Almeirim - Norte
Rua Aníbal Tavares, n.º 2 | 7005 - 872 Évora
T: 266743492
Site: www.cdce.pt
Email: office@cdce.pt
Horário Bilheteira: De Segunda a Sexta-feira, das 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 19:00
Em dias de espetáculo a bilheteira abre uma hora antes
Bilhetes: Entrada gratuita mediante inscrição prévia