ESTÁ AQUI: INÍCIO | Destaques
| MAPA DO SITE | EMAIL | PROCURAR
SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA
Voltar à pagina de entrada!

Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura

Villa Romana de S. Cucufate

Castelo e Igreja do Salvador (Arraiolos)

Villa Romana de Torre de Palma

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Castelo de Arraiolos

Évoramonte

Centro Interpretativo do Castro da Cola (Ourique)

Abóbada da Basílica Real de Castro Verde

cultura_estatuto_profissionais22

Castro da Cola (Ourique)

Grupo Cubenses Amigos do Cante

Miróbriga

Sé de Évora

Villa Romana de S. Cucufate

Templo romano de Évora

Bonecos de São Bento do Cortiço

Viola Campaniça

Castelo de Belver

Castelo de Viana do Alentejo

Castelo e Igreja Matriz de Viana do Alentejo

Castelo da Amieira do Tejo

Miróbriga

cavalo pintado

Castelo de Santiago do Cacém

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Sé de Évora

Castelo da Amieira do Tejo

Gruta do escoural

 

Villa Romana de Torre de Palma

Sé de Évora

Castelo de Evoramonte

Castelo de Viana do Alentejo

Profs_cultura_estatuto1_banner22

Brincas de Évora

Jangada de São Torpes

Destaques
Imprimir documento


Programação Black Box CDCE - "Ciclo Infâncias" - Évora - De abril a junho
31/03/2023
Programação Black Box CDCE - "Ciclo Infâncias" - Évora - De abril a junho

© Alíipio Padilha


PROGRAMAÇÃO BLACK BOX
"CICLO INFÂNCIAS, ÉVORA


Inserido na programação da Black Box de 2023, a CDCE apresenta durante os meses de abril, maio e junho o "Ciclo Infâncias", direcionado a crianças e contexto familiar. Como criadores programados Aldara Bizarro, Sofia Dias e Vítor Roriz, e Catarina Requeijo apresentam as suas mais recentes criações de dança e teatro direcionadas para a infância.
As atividades decorrem no espaço da Black Box, em Évora.



CICLO INFÂNCIAS
OFICINAS DE DANÇA | ESPETÁCULOS DE DANÇA PARA A INFÂNCIA E CONTEXTO FAMILIAR


26-27 ABRIL | 10:30 E 14:30
OFICINA DE DANÇA "JOGO GRÁFICO DO GESTO"
Coordenação Aldara Bizarro
Crianças a partir dos 6 anos

17 MAIO | 10:30 E 14:30

OFICINA DE DANÇA "SONS MISTERIOSOS"
Coordenação Sofia Dias e Vítor Roriz
Crianças a partir dos 6 anos

18 MAIO | 14:30
ESPETÁCULO DE DANÇA PARA A INFÂNCIA "SONS MISTERIOSOS"

Direção Artística e Cenografia Sofia Dias e Vítor Roriz
Crianças a partir dos 6 anos e contexto familiar

01 JUNHO | 10:30 E 14:30
ESPETÁCULO PARA A INFÂNCIA "MUITA TRALHA POUCA TRALHA"

Direção Artística Catarina Requeijo
Texto original Catarina Requeijo e Inês Barahona
Crianças a partir dos 6 anos e contexto familiar

01 JUNHO | REALIZA-SE APÓS O ESPETÁCULO
OFICINA CRIATIVA "MUITA TRALHA POUCA TRALHA"

Coordenação Catarina Requeijo
Crianças a partir dos 6 anos e contexto familiar

Entrada gratuita mediante inscrição prévia

 

 

A Black Box é uma sala polivalente programada pela CDCE - Companhia de Dança Contemporânea de Évora com atividade regular na área das artes performativas, em que a dança é o elemento catalisador de uma programação centrada no trabalho de criadores portugueses. A atividade está organizada em torno de núcleos temáticos geradores de uma programação que procura a participação, o debate e a (in)formação, com espetáculos, performances, residências e ações de mediação.

Entre janeiro e dezembro de 2023, os ciclos de atividade são para falar de novos autores, identidades e minorias, infância. Cada ciclo promove um campo de ação efetiva para a arte, cruza a expressão artística com sensibilidades sociais, numa perspetiva abrangente da dança, gerando reforço crítico no espaço do contemporâneo.
Um conjunto de atividades abertas ao público, que cruza perspetivas de intervenção artística e de reflexão crítica, num conceito de programação de Palco-Cidade, aberto à cidadania e à participação. As atividades visam formar e informar públicos e fazer circular debates críticos, promovendo um espaço de partilha e de discussão entre artistas e público.
O ciclo Infâncias gera oferta dirigida à infância e contexto familiar, mostra de obras e realiza oficinas (antes ou após os espetáculos), que desafiam o conceito de espetáculo e investem numa participação ativa do público, cria hábitos, responde à falta de programação para a infância em Évora.


O ciclo inicia-se nos dias 26 e 27 de abril com uma oficina de dança designada "Jogo Gráfico do Gesto", coordenada pela coreógrafa e bailarina Aldara Bizarro. A oficina de dança é um jogo direcionado a crianças, a partir de ilustrações de Madalena Matoso, e texto de Maria Gil. A oficina, que desafia a pensar nos gestos que se fazem todos os dias, realiza 2 sessões diárias, nos horários 10:30 e 14:30.

Sobre a oficina:
"Fazemos gestos a toda a hora, às vezes para substituir palavras, outras vezes por hábito, muitas vezes fazemos gestos sem pensar, às vezes os gestos saem como esbracejares, sem graça nem elegância, outras vezes são pensados como uma peça de xadrez que se move depois de muito tacitamente se matutar, mas o que há dentro de um gesto? Movimento? Emoção? Ideias? Impulso? Dança? Será que o gesto que é feito por nós é mesmo nosso ou é uma mistura da nossa herança genética e do meio onde nascemos e crescemos? E haverá um repertório de gestos comuns, que são entendidos em todos os lugares do mundo - como uma língua franca - e outros, que escondem segredos e histórias que precisaram de chegar até nós em forma de gesto para não se perderem - como um antigo código secreto. E qual foi o gesto mais belo que viste fazer?"

O ciclo continua no mês de maio com o espetáculo de dança para a infância "Sons Misteriosos", com direção artística e coreografia de Sofia Dias e Vítor Roriz. O espetáculo será apresentado numa sessão, no dia 18 de maio, pelas 14:30.
No contexto da apresentação, como forma de descoberta dos materiais do espetáculo realiza-se no dia anterior uma oficina de dança. A oficina realiza-se em 2 sessões, pelas 10:30 e 14:30.

Sobre o espetáculo:

"Naquela que é a sua primeira criação para infância, Sofia Dias e Vítor Roriz partem à procura da qualidade mágica que emerge da fricção entre som e imagem. Pode uma imagem enganar a nossa perceção sobre a proveniência de um som? Ou um som mentir-nos sobre a sua origem? Um espetáculo para escolas e famílias que, tal como as crianças, não tem problemas em saltar de uma coisa para a outra, nem em colocar questões simultaneamente metafísicas, ontológicas, estéticas, banais e, quase sempre, imprevisíveis."

Em junho, o ciclo termina com a apresentação do espetáculo para a infância "Muita Tralha Pouca Tralha" com direção artística de Catarina Requeijo e texto da sua autoria em conjunto com Inês Barahona. Este espetáculo terá duas sessões no dia 1 de junho, uma pelas 10:30 e outra pelas 14:30.
No contexto da apresentação, como forma de descoberta dos materiais do espetáculo, irá realizar-se uma oficina criativa, logo após o mesmo.

Sobre o espetáculo:
?Escolher não é tarefa fácil. Escolher o que se leva em viagem também não. Há sempre alguma coisa que nos pode fazer falta? Quem nunca teve vontade de levar a casa toda? Pouco habituado a viajar, o casal Odete e Alfredo decide ir ver a sua sobrinha Manela participar numa corrida de automóveis. Mas antes da viagem é preciso preparar a bagagem. É aqui que os problemas começam. Levam o quê? Pouca tralha? Muita tralha? Apenas o essencial? Estas decisões difíceis podem complicar o início da viagem. Só o início?...É o que vamos ver."

Classificação maiores de 6 anos de idade.

"Ciclo Infâncias" está inserido na programação de 2023 da CDCE, tem o apoio da República Portuguesa - Cultura, Direção-Geral das Artes e Câmara Municipal de Évora.



BILHETEIRA

BLACK BOX ÉVORA
Morada: Zona Industrial de Almeirim - Norte
Rua Aníbal Tavares, n.º 2 | 7005 - 872 Évora
T: 266743492
Site: www.cdce.pt
Email: office@cdce.pt
Horário Bilheteira: De Segunda a Sexta-feira, das 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 19:00
Em dias de espetáculo a bilheteira abre uma hora antes
Bilhetes: Entrada gratuita mediante inscrição prévia

[ voltar ]

 

 

ADECORRER

DRCAlentejo mantém Certificação do seu Sistema de Gestão da QualidadeGUIA DOS INSTRUMENTOS DE FINANCIAMENTO DE PROJETOS CRIATIVOSPatrimónio ao Alcance de Todos Internet Segura: #LerAntesClicarDepoisÉvora, e o Alentejo, serão Capital Europeia da Cultura em 2027Documentário "Michel Formentelli" RELATÓRIO "Strengthening cultural heritage resilience for climate change"Serviço "Filmar em Portugal"Estudo "CULTURA NO PÓS ALENTEJO-2020""Covid@Alentejo, olhares" tem plataforma disponível sobre o projetoPrograma Educação Patrimonial 2022Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura



EMAGENDA

<abril de 2024>
domsegterquaquisexsáb
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
 


SUBSCREVANEWSLETTER

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se