ESTÁ AQUI: INÍCIO | Destaques
| MAPA DO SITE | EMAIL | PROCURAR
SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA
Voltar à pagina de entrada!

Castelo de Santiago do Cacém

cultura_estatuto_profissionais22

Évoramonte

Sé de Évora

Gruta do escoural

cavalo pintado

Brincas de Évora

Abóbada da Basílica Real de Castro Verde

Castelo da Amieira do Tejo

Grupo Cubenses Amigos do Cante

Viola Campaniça

Castelo de Viana do Alentejo

Templo romano de Évora

 

Sé de Évora

Castelo de Evoramonte

Jangada de São Torpes

Sé de Évora

Castro da Cola (Ourique)

Castelo da Amieira do Tejo

Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura

Castelo de Belver

Centro Interpretativo do Castro da Cola (Ourique)

Villa Romana de S. Cucufate

Castelo e Igreja Matriz de Viana do Alentejo

Profs_cultura_estatuto1_banner22

Bonecos de São Bento do Cortiço

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Castelo de Arraiolos

Miróbriga

Villa Romana de Torre de Palma

Castelo e Igreja do Salvador (Arraiolos)

Castelo de Viana do Alentejo

Villa Romana de Torre de Palma

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Miróbriga

Villa Romana de S. Cucufate

Destaques
Imprimir documento


Laboratório de Criação & Espetáculo PÓLIS com inscrições abertas
03-05-2023
Laboratório de Criação & Espetáculo PÓLIS com inscrições abertas

INSCRIÇÕES ABERTAS


Laboratório de Criação & Espetáculo
Integrados no projeto de cruzamento disciplinar e intercultural PÓLIS

19 Junho a 06 Julho de 2023, no Teatro Garcia de Resende - Évora


Formulário para inscrições



Criação ANA LUENA & JOSÉ MIGUEL SOARES
MALVADA ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICA


Formação em criação artística de cruzamento disciplinar - interpretação, artes visuais, música e outras áreas artísticas e do conhecimento.

Inscrição:  40 euros. C/ desconto p/ estrangeiros: 20 euros. Inclui certificado de participação.

Os Laboratórios de Criação que a Malvada Associação Artística promove têm como proposta o desenvolvimento de um projeto alargado e abrangente de formação, aberto a toda a comunidade, que implique os participantes na apresentação de uma criação artística original. Esta formação envolve de forma dinâmica e criativa grupos da comunidade como participantes, promovendo o  contacto e  experiência com formadores e profissionais das áreas artísticas.

É dirigido a um público tão amplo quanto possível para uma heterogenia que se pretende do grupo de formandos. Não tem como pretensão formar atores, nem profissionais das artes performativas e artísticas, mas proporcionar o exercício de metodologias e uma experiência de formação prática integrada num processo de criação artística profissional.

Estes laboratórios têm também como propósito a pesquisa de conceitos e temas, a experimentação de formatos cénicos e interartísticos,  de forma a inspirar e potenciar a  concretização  de outros objetos artísticos que possam resultar destes processos.

PÓLIS
Projeto artístico intercultural

Esta edição do Laboratório de Criação integra-se no projeto de cruzamento disciplinar PÓLIS, com criação de Ana Luena & José Miguel Soares, que envolve elementos da comunidade estrangeira na cidade de Évora.
Estes participantes são convocados a pensar e agir sobre a cidade, a criar desejos para o futuro através de um processo artístico de caráter intercultural. Alguns dos elementos desta comunidade habitam a cidade de forma temporária e outros, mais permanente; mas todos, muitas vezes, de maneira invisível, desintegrada social e culturalmente. Neste projeto de atuação e intervenção artística, interessa como é que estes residentes vivem, que lugares frequentam, como sentem e pensam a cidade. Envolve-se esta comunidade em várias dimensões, na pesquisa, como intervenientes e enquanto público. A pluralidade e a diferença são a força principal desta criação, que ficciona um futuro multicultural e cosmopolita para uma cidade interior herdeira de 300 anos de Inquisição.


O Laboratório de Criação e o Espetáculo de carácter site specific ocorrem no Salão Nobre, nas salas envolventes e varanda do emblemático e histórico Teatro Garcia de Resende. Os participantes implicados são envolvidos dinâmica e criativamente em várias áreas da performance, fotografia e vídeo, em molde de residência artística que promove a experiência e proximidade com profissionais das áreas técnicas e artísticas.
No Laboratório de Criação que culmina na apresentação da nova criação PÓLIS, colabora a intérprete e violoncelista Mariana Correia, na composição musical e direção vocal,  Ana Luena e José Miguel Soares assumem a criação intervindo e dirigindo todas as fases deste processo.

A componente de investigação e mapeamento começou com sessões de aproximação e pesquisa para o encontro e o diálogo, através de um processo de desocultação, e com sessões de construção de pensamento, com Álvaro Domingues, sobre as questões transgénicas e o trauma da perda na relação com o lugar, a paisagem e a cidade, e com Fátima Vieira sobre utopias dinâmicas como agentes regeneradores.
Realizam-se à posteriori, as residências de criação ILHA IN LOCO, com o documentarista e realizador Tiago Pereira, a partir da memória coletiva e tradição oral destes estrangeiros, e ILHA PÓLIS para a escrita de textos e dramaturgia.


Nos processos das residências, aprofundam-se ideias para a conceptualização e cria-se um depósito de imagens, áudio, vídeo e escrita, materiais a serem usados e transmutados na criação que se desenvolve e apresenta no Teatro Garcia de Resende, com os participantes do Laboratório de Criação & Espetáculo.

Apoio CENDREV, RTCP, TEATRO GARCIA DE RESENDE, UNIÃO DAS FREGUESIAS DE ÉVORA (JUNTA DE FREGUESIA DO CENTRO HISTÓRICO DE ÉVORA)

Protocolos
ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DA UNIVERSIDADE DE ÉVORA, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO DISTRITO  DE  ÉVORA, ASSOCIAÇÃO SOLIDARIEDADE SOCIAL DOS PROFESSORES, HOSPITAL ESPÍRITO SANTO DE ÉVORA, SINDICATO DEMOCRÁTICO DOS PROFESSORES DO SUL, UNIVERSIDADE DE ÉVORA
Parceiro de mediação LIGA DE ESTUDANTES AFRICANOS DE ÉVORA,

A Malvada Associação Artística é uma estrutura financiada pela REPÚBLICA PORTUGUESA - CULTURA / DIREÇÃO-GERAL DAS ARTES com o apoio do MUNICÍPIO DE ÉVORA

Mais informação em malvada.art

[ voltar ]

 

 

ADECORRER

Património ao Alcance de Todos Internet Segura: #LerAntesClicarDepoisÉvora, e o Alentejo, serão Capital Europeia da Cultura em 2027Documentário "Michel Formentelli" RELATÓRIO "Strengthening cultural heritage resilience for climate change"Serviço "Filmar em Portugal"Estudo "CULTURA NO PÓS ALENTEJO-2020""Covid@Alentejo, olhares" tem plataforma disponível sobre o projetoPrograma Educação Patrimonial 2022Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura



EMAGENDA

<junho de 2023>
domsegterquaquisexsáb
28
29
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1
2
3
4
5
6
7
8
 


SUBSCREVANEWSLETTER

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se