
Quintais Adentro é uma nova iniciativa de música do concelho de Odemira que nasce com o objetivo de enriquecer a programação musical da região, procurando preencher lacunas na oferta de concertos. Todos os espetáculos acontecem em quintais, públicos ou privados, maiores ou menores, fazendo do uso destes espaços mais ou menos íntimos, um dos fatores diferenciadores deste festival.
Quintais Adentro aposta em projetos com propostas mais ou menos alternativas - ou se quisermos, não "comerciais" - mas já com um grau de notoriedade que permite atrair espectadores locais e não só. De outra forma, dificilmente este tipo de projetos musicais atuariam nesta região e o público local teria acesso a eles.
Sendo a descentralização da oferta cultural uma das premissas que esteve na base da criação desta iniciativa, 2 dos concertos acontecerão nas aldeias de São Luís e São Martinho das Amoreiras - no Ateneu do Catorze e no CVVCCI respetivamente - estando os restantes 2 marcados para a vila de Odemira, no "Quintal da Música". Em edições futuras, manter-se-á este equipamento municipal como pólo central do evento e as 13 freguesias participarão rotativamente, tendo assim todas elas oportunidade de acolher concertos numa determinada edição.
Nesta edição "0", Quintais Adentro vai acontecer nos dias 26 e 27 de maio.
Fazem parte do cartaz o baterista Ricardo Martins com o seu projeto a solo, a banda rock portuense Baleia Baleia Baleia, o projeto alentejano Raia, de Tó-Zé Bexiga, que aqui se apresenta a solo, e os míticos Pop Dell'arte de João Peste. Haverá ainda 2 dj sets (com Samad e Evil Mariachi) e uma Oficina de viola campaniça.
A música e todos nós, "por esses quintais adentro vamos" - como cantava Zeca Afonso.
Quintais Adentro é uma parceria da Bazarulho, Município de Odemira e Ateneu do Catorze, com o apoio da Freguesia de São Martinho das Amoreiras, Direção Regional de Cultura do Alentejo, EAAL e Freguesia de São Luís.
Mais informação