ESTÁ AQUI: INÍCIO | Destaques
| MAPA DO SITE | EMAIL | PROCURAR
SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA
Voltar à pagina de entrada!

Centro Interpretativo do Castro da Cola (Ourique)

Abóbada da Basílica Real de Castro Verde

Castelo de Evoramonte

Brincas de Évora

Sé de Évora

Bonecos de São Bento do Cortiço

cultura_estatuto_profissionais22

Castelo e Igreja do Salvador (Arraiolos)

Viola Campaniça

Villa Romana de Torre de Palma

Miróbriga

Castro da Cola (Ourique)

Gruta do escoural

Castelo da Amieira do Tejo

Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura

Castelo de Viana do Alentejo

Templo romano de Évora

Castelo de Santiago do Cacém

Castelo de Viana do Alentejo

Castelo de Belver

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Évoramonte

Miróbriga

Villa Romana de S. Cucufate

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Grupo Cubenses Amigos do Cante

Profs_cultura_estatuto1_banner22

Castelo da Amieira do Tejo

Castelo de Arraiolos

cavalo pintado

 

Sé de Évora

Sé de Évora

Castelo e Igreja Matriz de Viana do Alentejo

Villa Romana de Torre de Palma

Villa Romana de S. Cucufate

Jangada de São Torpes

Destaques
Imprimir documento


Futurama leva o Cante Alentejano e a Literatura Portuguesa a Madrid
26-05-2023
Futurama leva o Cante Alentejano e a Literatura Portuguesa a Madrid

No sábado, dia 27 de maio, o Futurama - Ecossistema Cultural e Artístico do Baixo Alentejo leva o seu projeto original mais representativo da cultura da região alentejana, o Cantexto, à 82.ª edição da Feira do Livro de Madrid.

A menos de um ano desde a sua estreia no Festival Futurama 2022 - que regressa para a sua segunda edição em junho deste ano -, o concerto que coloca em diálogo a literatura contemporânea e o tradicional Cante Alentejano viaja à capital espanhola com 114 artistas, dentre 6 grupos corais de cante alentejano de Serpa, Mértola e Beja e a autora Matilde Campilho, naquela que é a primeira internacionalização do Futurama.

Fusão das palavras "cante" e "texto", o Cantexto oferece novas composições ao repertório do Cante Alentejano, género de canto tradicional da região do Alentejo, no sul de Portugal, classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A partir de textos encomendados a escritores portugueses contemporâneos, posteriormente musicados para os grupos corais por Armando Torrão e Paulo Ribeiro, atualizam-se os temas comumente explorados nas poesias orais do Cante - a vida rural, o amor, a religião -, cruzando-os com preocupações e contextos contemporâneos - a memória, as migrações, o futuro, a natureza.

No sábado, em Madrid, o Cantexto apresenta-se em dois espaços emblemáticos da cidade: no Parque do Retiro, pelas 17h00, terá lugar um desfile com os grupos corais participantes; na Casa de América, às 19h00 e com entrada livre, ouvem-se as criações literárias de Gonçalo M. Tavares, Valério Romão, Patrícia Portela, Hélia Correia, José Luís Peixoto e Matilde Campilho, pelas vozes do Grupo Coral e Etnográfico Sénior da Academia de Serpa, Os Cantadores do Desassossego, Grupo Coral Moços da Aldeia, Grupo Coral Guadiana de Mértola, Grupo Coral Os Caldeireiros de São João e Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, respetivamente.
A seguir ao concerto, sobem ao palco Matilde Campilho, António Saez Delgado e Lara López para uma conversa sobre as artes da palavra e as relações entre o passado e o presente, a tradição e o novo.

Com direção artística do encenador e programador cultural John Romão, o Futurama firma-se, cada vez mais, como um agente fundamental para a dinamização da criatividade no, do e a partir do Baixo Alentejo - que se torna, ao mesmo tempo, ponto de convergência de artistas prestigiados mundo afora e ponto de difusão internacional das práticas e identidades locais. A sua presença na histórica Feira do Livro de Madrid é, assim, testemunha de que aquilo que acontece no Baixo Alentejo não fica só no Baixo Alentejo.

O Futurama - Ecossistema Cultural e Artístico do Baixo Alentejo é financiado pela Direção - Geral das Artes / Ministério da Cultura da República Portuguesa, com o apoio estratégico da Fundação Millennium BCP e com alto patrocínio da Presidência da República.
Para a apresentação em Madrid, conta, ainda, com o apoio da Câmara Municipal de Serpa, da Câmara Municipal de Mértola, da Embaixada de Portugal em Madrid e o apoio à internacionalização da Direção-Geral das Artes / Ministério da Cultura.

[ voltar ]

 

 

ADECORRER

Património ao Alcance de Todos Internet Segura: #LerAntesClicarDepoisÉvora, e o Alentejo, serão Capital Europeia da Cultura em 2027Documentário "Michel Formentelli" RELATÓRIO "Strengthening cultural heritage resilience for climate change"Serviço "Filmar em Portugal"Estudo "CULTURA NO PÓS ALENTEJO-2020""Covid@Alentejo, olhares" tem plataforma disponível sobre o projetoPrograma Educação Patrimonial 2022Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura



EMAGENDA

<junho de 2023>
domsegterquaquisexsáb
28
29
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1
2
3
4
5
6
7
8
 


SUBSCREVANEWSLETTER

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se