Organizada pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, a exposição de fotografia Natureza Morta, da autoria de José M. Rodrigues, estará patente no Teatro Cómico Principal, em Córdova, de 30 novembro a 15 dezembro de 2023.
A convite da Direção Regional de Cultura do Alentejo, José M. Rodrigues registou em 2020 e 2021, através do seu olhar de grande fotógrafo, a profunda alteração da paisagem e a destruição sistemática de património cultural na região Alentejo. Trata-se de uma situação que a todos respeita e em que o interesse geral e público reclama um trabalho de chamada de atenção e de sensibilização para esta perda de valores culturais e patrimoniais na região.
Esta temática é assim vista pela lente do autor, ajustada à sua visão crítica e sensível.
A exposição organizada pela DRC Alentejo, enquanto organismo da tutela da Cultura no território português e no estrito cumprimento da sua missão, pretende sensibilizar para a urgência da defesa dos valores patrimoniais na região, através do trabalho de grande qualidade artística e estética de um dos maiores fotógrafos portugueses, mas também de grande dureza que nos interpela, sem lugar para a indiferença.
Em Portugal, esta exposição, cofinanciada pelo Projeto Interreg Magallanes_ICC, já esteve presente em Évora, Avis, Serpa e Lisboa.
"Natureza Morta" segue agora para Córdova, em Espanha, onde conta com a colaboração imprescindível da Junta da Andaluzia e do Centro Andaluz de Fotografia.