


"Ponto & Alto" é o nome do Festival de Cante Alentejano de S. Miguel de Machede onde teve início e onde se realizaram as duas primeiras edições. A 3.ª vai ter lugar em Alcáçovas, concelho de Viana do Alentejo, dia 15 de junho de 2024.
Entre os seus objetivos, o "Ponto & Alto" pretende contribuir para o enriquecimento do cancioneiro tradicional, incentivando o surgimento de novas modas, e dar oportunidade ao reconhecimento de talentos identificados com o Cante Alentejano, Cante inscrito na Lista do Património Cultural e Imaterial da Humanidade da UNESCO.
A 3.ª edição do Festival é organizada pelo Grupo Coral Feminino Etnográfico "Paz e Unidade" - (ACRA) Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense, grupo que saiu vencedor da 1.ª edição, em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Junta de Freguesia de Alcáçovas, Associação Terras Dentro, Associação de Convívio de Reformados.
Será um Festival de Modas originais de Cante Alentejano, em torno de temas associados aos "JOGOS TRADICIONAIS".
Poderão participar todos os Grupos de Cante Alentejano, formalmente constituídos ou informais que se agrupem para o efeito, mediante inscrição, gratuita, entre os dias 08 de abril e 15 de maio de 2024, através do preenchimento de ficha disponível para o efeito.
O regulamento pode ser consultado na página do festival, no Facebook, em facebook.com/pontoealto ou solicitado para festivalpontoealto@gmail.com.