ESTÁ AQUI: INÍCIO | Destaques
| MAPA DO SITE | EMAIL | PROCURAR
SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA
Voltar à pagina de entrada!

Castelo da Amieira do Tejo

Castro da Cola (Ourique)

Centro Interpretativo do Castro da Cola (Ourique)

Castelo de Viana do Alentejo

Sé de Évora

Villa Romana de Torre de Palma

Jangada de São Torpes

Viola Campaniça

Miróbriga

Sé de Évora

Castelo de Evoramonte

Bonecos de São Bento do Cortiço

Villa Romana de Torre de Palma

Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura

Castelo de Belver

Villa Romana de S. Cucufate

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Évoramonte

Castelo e Igreja Matriz de Viana do Alentejo

 

Castelo de Arraiolos

Gruta do escoural

Castelo da Amieira do Tejo

cultura_estatuto_profissionais22

cavalo pintado

Profs_cultura_estatuto1_banner22

Brincas de Évora

Castelo e Igreja do Salvador (Arraiolos)

Templo romano de Évora

Abóbada da Basílica Real de Castro Verde

Sé de Évora

Castelo de Santiago do Cacém

Grupo Cubenses Amigos do Cante

Villa Romana de S. Cucufate

Castelo de Viana do Alentejo

Miróbriga

Destaques
Imprimir documento


Entrega do Prémio Literário Joaquim Mestre e lançamento da obra vencedora
17-10-2024
Entrega do Prémio Literário Joaquim Mestre e lançamento da obra vencedora

Acontece no próximo dia 26 de outubro de 2024, pelas 16 horas, na Biblioteca Municipal de Beja - José Saramago, a cerimónia de entrega de prémio da 4.ª edição do Prémio Literário Joaquim Mestre.
O Prémio Literário Joaquim Mestre foi instituído, no ano de 2017, pela ASSESTA - Associação de Escritores do Alentejo em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo - continuado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P. (CCDR Alentejo, I.P.) que, no seguimento da reforma administrativa, integrou as competências na área da cultura - e com o apoio do Município de Beja.

Nesta quarta edição, o vencedor é o escritor António Canteiro, com a obra «Inventor de Esquecimentos».
Da cerimónia, faz ainda parte o lançamento da obra vencedora, numa edição Gradiva.

O evento cultural conta com a presença do distinguido, da Editora Gradiva, da ASSESTA, da CCDR Alentejo, I.P. e do Município de Beja, assim como algumas intervenções de ilustres representantes da nossa cultura, e com a participação musical do Coro Juvenil do Carmo.


O autor

ANTÓNIO CANTEIRO, pseudónimo de João Carlos Costa da Cruz, nasceu em S. Caetano - Cantanhede, em 1964. Vive em Febres - Cantanhede, na região da Gândara de Carlos de Oliveira.
Frequentou o Conservatório de Música de Coimbra e colabora com vários jornais e revistas locais.
É Técnico Superior de Reinserção na Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, em Aveiro.
Na poesia e no romance, conta com 12 obras publicadas: Parede de Adobo (Edições Húmus), romance que recebeu Menção Honrosa do Prémio Carlos de Oliveira, em 2005; Ao Redor dos Muros (Gradiva Publicações), romance, venceu o Prémio Alves Redol, em 2009; Largo da Capella (Gradiva Publicações), romance, obteve a Menção Honrosa do Prémio João Gaspar Simões, em 2011; O Silêncio Solar das Manhãs (Gradiva Publicações), poesia, venceu o Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama, em 2013; Logo à Tarde vai Estar Frio (Gradiva Publicações), romance galardoado em 2013, com Menção Especial do Júri, no Prémio João José Cochofel/Casa da Escrita de Coimbra, e vencedor, em 2015, do Prémio M.ª Amália Vaz de Carvalho; Na Luz das Janelas Pestanejam as Sombras (Edições Húmus), poesia, arrecadou o Prémio de Poesia de Bocage, em 2015; A Luz Vem das Pedras (Gradiva Publicações), romance, venceu o Prémio Alves Redol, em 2015; Vamos Então Falar de Árvores (Edições Húmus), romance, venceu ex aequo o Prémio Bento da Cruz, em 2018. A Casa do Ser (Gradiva Publicações), poesia, venceu o Prémio de Poesia de Bocage, em 2018; Não Fosse o Tumulto de Um Corpo (Edições Húmus), poesia, venceu o Prémio de Poesia António Cabral, em 2019 e foi Menção Honrosa no Prémio Glória de Sant'Anna, em 2022. Nocturno (Gradiva Publicações), romance, venceu o Prémio Literário Ferreira de Castro, em 2020. O Sol Incendeia o Alarido das Cigarras (Edições Húmus), poesia, venceu o Prémio de Poesia Fausto Guedes Teixeira, em 2022.
O romance Logo à Tarde Vai estar Frio (IT WILL BE COLD IN THE AFTERNOON) foi traduzido para língua inglesa, por Sara I. Veiga, e publicado pela Eglantyne Books - Publishers of Distinctive Electicism - 2022).


A obra «Inventor de Esquecimentos»


Eduardo, filho do feitor da Quinta do Pinheiro, em pleno Alto Alentejo, cresce num espaço rural onde a economia familiar gira em torno das rotinas pautadas pelos ritmos da horta, das cearas e do lagar. Uma infância livre vivida de pés descalços, em interação permanente com a natureza e as impressões que a fauna e a flora lhe imprimiam na retina. À medida que acompanha o real movimento dos dias, Eduardo descobre o poder dos textos e das imagens pelas mãos da mãe, que lhe ensina as primeiras letras.
Mas será em Évora, durante os estudos liceais, que Eduardo Francisco Varela Pècurto se torna fotógrafo, tirando retratos aos colegas, que permuta por dinheiro. Guiado por grandes mestres da fotografia, já em Coimbra, o seu talento fotográfico cruza-se com os textos de Miguel Torga, Afonso Duarte e Carlos de Oliveira.
Repórter de imagem na RTP, funda o Grupo Câmara e cria a mítica casa de fotografia Hilda. Saudado com prémios de fotografia nacionais e internacionais, tornar-se-ia um dos grandes nomes da fotografia do século XX em Portugal.
O romance Inventor de Esquecimentos de António Canteiro inspira-se na vida de Varela Pècurto. A chegar aos 100 anos, os relatos do fotógrafo sustentam a investigação do autor, que encerra com este livro uma trilogia de romances biográficos, na qual se incluem o poeta António Nobre e o compositor e músico António de Lima Fragoso. De acordo com o júri do Prémio Literário Joaquim Mestre, 2024, a obra vencedora tem como «tema central a memória [...] explorando com mestria uma visão singular da identidade humana».

[ voltar ]

 

 

ADECORRER

Francisco de Holanda em ÉvoraRELATÓRIOS Culture Action EuropeDRCAlentejo mantém Certificação do seu Sistema de Gestão da QualidadeGUIA DOS INSTRUMENTOS DE FINANCIAMENTO DE PROJETOS CRIATIVOSPatrimónio ao Alcance de Todos Internet Segura: #LerAntesClicarDepoisÉvora e o Alentejo serão Capital Europeia da Cultura em 2027Documentário "Michel Formentelli" RELATÓRIO "Strengthening cultural heritage resilience for climate change"Serviço "Filmar em Portugal"Estudo "CULTURA NO PÓS ALENTEJO-2020""Covid@Alentejo, olhares" tem plataforma disponível sobre o projetoPrograma Educação Patrimonial 2022Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura



EMAGENDA

<outubro de 2024>
domsegterquaquisexsáb
29
30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
 


SUBSCREVANEWSLETTER

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se