ESTÁ AQUI: INÍCIO | Destaques
| MAPA DO SITE | EMAIL | PROCURAR
SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA
Voltar à pagina de entrada!

Castelo de Evoramonte

Centro Interpretativo do Castro da Cola (Ourique)

Castelo de Belver

Viola Campaniça

cultura_estatuto_profissionais22

Castelo de Viana do Alentejo

Brincas de Évora

Sé de Évora

Castelo de Santiago do Cacém

Abóbada da Basílica Real de Castro Verde

Villa Romana de S. Cucufate

Castelo de Arraiolos

Villa Romana de Torre de Palma

Castelo da Amieira do Tejo

Castelo da Amieira do Tejo

Villa Romana de Torre de Palma

Sé de Évora

cavalo pintado

Jangada de São Torpes

Bonecos de São Bento do Cortiço

Sé de Évora

Castelo de Viana do Alentejo

Profs_cultura_estatuto1_banner22

Villa Romana de S. Cucufate

Templo romano de Évora

Évoramonte

 

Miróbriga

Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Grupo Cubenses Amigos do Cante

Miróbriga

Castelo e Igreja do Salvador (Arraiolos)

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Gruta do escoural

Castro da Cola (Ourique)

Castelo e Igreja Matriz de Viana do Alentejo

Destaques
Imprimir documento


Conferência 'Silêncios da Historiografia Portuguesa' - Beja, dia 07 de novembro
18-10-2024
Conferência

'Silêncios da Historiografia Portuguesa: uma comunidade alentejana de origem africana em terras do Sado (séculos XV - XX)' é o tema da conferência que será proferida por Isabel Castro Henriques (historiadora), dia 07 de novembro, às 21h00, no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, em Beja, com entrada livre.

A iniciativa integra o Ciclo de Conferências Terra e Paisagens no Sul, organizado pelo Município de Beja, EDIA - Empresa de desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A. e CCDR Alentejo, I.P. - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P., com o apoio da Associação para Defesa do Património Cultural da Região de Beja e da Universidade Sénior de Beja.

Será efetuada transmissão em direto pelo canal do YouTube da Câmara Municipal de Beja em:
https://www.youtube.com/@CMBeja/streams                          



RESUMO DA CONFERÊNCIA

Ao longo da história portuguesa, muitas foram as situações históricas que a historiografia foi silenciando, dando origem a lacunas do saber, apenas colmatadas nas últimas décadas. O conhecimento das populações de origem africana que se instalaram em Portugal, vindas no quadro do comércio de escravos português e reduzidas à escravatura, ou que aqui foram nascendo, a partir da segunda metade do século XV, ficou marcado pelo silêncio, já que, transformadas em mercadoria, não apresentavam qualquer interesse histórico.
É nos finais do século XIX que Leite de Vasconcelos regista a presença de populações no vale do Sado, conhecidas por «Pretos do Sado», cuja história começa apenas agora a ser estudada e conhecida. Instaladas nessa região alentejana desde finais do século XV, esses homens e mulheres, que no século XIX formavam uma comunidade singular ligada à rizicultura, foram-se integrando afirmando uma identidade alentejana e portuguesa, que hoje exclui quaisquer marcas culturais significativas de um passado africano.



NOTA BIOGRÁFICA

Nascida em Lisboa em 1946, Isabel Castro Henriques licenciou-se em História em 1974, na Universidade de Paris I - Panthéon-Sorbonne. Em 1993, doutorou-se em História de África na mesma Universidade Francesa, com uma tese consagrada à História da Angola oitocentista. Historiadora e Professora Associada com Agregação, hoje aposentada, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, introduziu os estudos de História de África na Universidade Portuguesa, em 1974, orientou, teses de mestrado e doutoramento e ensinou durante 4 décadas História de África, História do Colonialismo e da Escravatura, História das Relações Afro-Portuguesas, continuando a desenvolver a sua investigação histórica sobre África no CEsA/ISEG - Universidade de Lisboa. A sua produção científica inclui trabalhos de natureza diversa, como estudos, projetos de investigação, programas museológicos, exposições, documentos fílmicos, colóquios, conferências, livros e artigos sobre temáticas africanas, tendo sido professora convidada em universidades africanas, europeias e brasileiras.
Algumas publicações mais recentes: Roteiro Histórico de uma Lisboa Africana, Lisboa, 2021; De Escravos a Indígenas. O longo processo de instrumentalização dos Africanos (séculos XV-XX), Lisboa, 2019; A Descolonização da História. Portugal, a África e a Desconstrução de Mitos Historiográficos Portugueses, Lisboa, 2020; Os Pretos do Sado: História e Memória de uma Comunidade Alentejana de Origem Africana (séculos XV-XX), Lisboa,2020; A África e o Mundo. Circulação, Apropriação e Cruzamento de Conhecimentos (séculos XV-XX), Lisboa, 2021.


Vídeos das Conferências anteriores:

Youtube / EDIA / Playlists / Ciclo de Conferências Terra e Paisagens no Sul
Youtube / Município de Beja / Playlists / Ciclo de Conferências Terra e Paisagens no Sul

[ voltar ]

 

 

ADECORRER

Francisco de Holanda em ÉvoraRELATÓRIOS Culture Action EuropeDRCAlentejo mantém Certificação do seu Sistema de Gestão da QualidadeGUIA DOS INSTRUMENTOS DE FINANCIAMENTO DE PROJETOS CRIATIVOSPatrimónio ao Alcance de Todos Internet Segura: #LerAntesClicarDepoisÉvora e o Alentejo serão Capital Europeia da Cultura em 2027Documentário "Michel Formentelli" RELATÓRIO "Strengthening cultural heritage resilience for climate change"Serviço "Filmar em Portugal"Estudo "CULTURA NO PÓS ALENTEJO-2020""Covid@Alentejo, olhares" tem plataforma disponível sobre o projetoPrograma Educação Patrimonial 2022Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura



EMAGENDA

<outubro de 2024>
domsegterquaquisexsáb
29
30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
 


SUBSCREVANEWSLETTER

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se