ATOS, publicação disponibilizada online
Teatro Nacional D. Maria II / Fundação Calouste Gulbenkian] Atos - Arte, participação e território
ATOS para a Democracia Cultural é o nome do livro, disponibilizado online, que "relata e analisa uma experiência rica de encontros entre pessoas e lugares, bem como os processos de trabalho que geraram 43 criações ou iniciativas cidadãs em diversos municípios do país. Conjugam-se diferentes olhares sobre um percurso inédito que nos oferece um retrato do país e que servirá, também, para refletir e avançar na concretização de uma efetiva democracia da cultura".
Consulte a versão digital gratuita AQUI .
ATOS é um programa que promove as práticas artísticas de participação e de reflexão cívica numa relação estreita com as comunidades e os territórios. Concretizado numa parceria entre a Fundação Calouste Gulbenkian e o Teatro Nacional D. Maria II (TNDMII), no âmbito na iniciativa Odisseia Nacional, em 2023 o ATOS percorreu 40 municípios de norte a sul de Portugal continental, Madeira e Açores.
O encontro ATOS para a Democracia Cultural teve lugar nos dias 18 e 19 de outubro e colocou em diálogo agentes que implementaram este projeto com outros atores que desempenham um papel ativo na promoção da participação cultural, onde foram também apresentados a publicação ATOS - Arte, participação e território e o vídeo-ensaio Alcanço sobre a trajetória do ATOS em 2023, que procuram sumarizar a experiência de implementação deste programa e dar testemunho do seu percurso de promoção da democracia cultural.
O Programa do encontro ATOS para a Democracia Cultural incluiu uma conferência de abertura por Marcus Faustini, encenador, cineasta e mediador cultural brasileiro, e duas mesas-redondas onde se discutiram os diferentes modelos de atuação da arte participativa e a democracia cultural enquanto política pública, sendo que este último painel contou com a participação da CCDR Alentejo, I.P., na pessoa da Vice-Presidente para a Cultura, Ana Paula Amendoeira, a convite da Fundação Calouste Gulbenkian e do TNDMII.