ESTÁ AQUI: INÍCIO | Destaques
| MAPA DO SITE | EMAIL | PROCURAR
SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA
Voltar à pagina de entrada!

Castelo de Viana do Alentejo

Jangada de São Torpes

Castelo de Arraiolos

Bonecos de São Bento do Cortiço

Castelo de Evoramonte

Templo romano de Évora

Évoramonte

Centro Interpretativo do Castro da Cola (Ourique)

Miróbriga

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Castelo de Belver

Sé de Évora

Abóbada da Basílica Real de Castro Verde

Sé de Évora

Villa Romana de Torre de Palma

Castelo e Igreja Matriz de Viana do Alentejo

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

cavalo pintado

 

Profs_cultura_estatuto1_banner22

Castelo e Igreja do Salvador (Arraiolos)

Castelo da Amieira do Tejo

Villa Romana de Torre de Palma

Castelo da Amieira do Tejo

Castelo de Santiago do Cacém

Brincas de Évora

Gruta do escoural

Grupo Cubenses Amigos do Cante

Castelo de Viana do Alentejo

Miróbriga

Villa Romana de S. Cucufate

cultura_estatuto_profissionais22

Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura

Villa Romana de S. Cucufate

Sé de Évora

Castro da Cola (Ourique)

Viola Campaniça

Destaques
Imprimir documento


Fórum da Construção Tradicional - Elvas 9-10 novembro / Monsaraz 16-17 novembro
04-11-2024
Fórum da Construção Tradicional - Elvas 9-10 novembro / Monsaraz 16-17 novembro

FÓRUM DA CONSTRUÇÃO TRADICIONAL

09 e 10 de novembro CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS DE ELVAS
16 e 17 de novembro ENCONTROS DE MONSARAZ

A AIAR (Associação de Desenvolvimento pela Cultura) e a ADIM (Associação de Defesa dos Interesses de Monsaraz) organizam duas jornadas do Fórum da Construção Tradicional corrrespondentes à VII edição  das Conferências Internacionais de Elvas CIE'24 e à XXV edição de Encontros de Monsaraz, que terão lugar nos dias 9 de novembro no auditório da Escola Superior de Biociências de Elvas, 10 de novembro no Castelo de Juromenha, 16 de novembro na Igreja de Santiago, em Monsaraz, e dia 17 de novembro na Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz.

A ADIM e a AIAR são duas associações de defesa do património e de desenvolvimento local sediadas em duas bonitas povoações da Raia Alentejana: Monsaraz e Elvas. A primeira classificada como Património Nacional, a segunda como Património Mundial. Em ambas, as questões das técnicas e sistemas de construção tradicionais e antigos são muito importantes, em especial nos dias de hoje.

Por um lado, sofrem com as várias pressões (urbanísticas, especulativas e imobiliárias, turísticas e políticas) e por outro com a falta de qualidade da construção em geral e da certificação profissional dos intervenientes.

Estas questões estão sistematicamente a provocar conflitos e desafios redobrados.

Ambas as associações têm vasta experiência, com provas dadas, na defesa do património e na organização de fóruns de discussão destas matérias: a ADIM desde 1988, e a AIAR desde 2013. A ADIM realiza os seus "Encontros de Monsaraz" desde a sua fundação e vai para a sua 25.ª edição.
A AIAR realiza a 7.ª edição das Conferências Internacionais. Qualquer dos eventos citados assumem em cada ano uma temática específica diversificada.

Entenderam as duas associações reunir esforços este ano e conjugar a sua experiência na organização de um evento conjunto, alargado a ambos os seus territórios de influência - Monsaraz e Elvas.
Neste contexto definiram para ambos os eventos, uma temática comum, um formato similar complementar e uma programação articulada, pretendendo:

- discutir a problemática dos ofícios da construção, das técnicas e tecnologias antigas da edificação e dos respetivos materiais tradicionais, que cada vez são mais necessários para induzir boas práticas de intervenção em edifícios patrimoniais e mesmo na construção de novos edifícios;

- contribuir para a preservação das qualidades ambientais e construtivas características dos centros históricos, salvaguardando a sua beleza de acabamentos, de texturas e de conforto, de resistência e de durabilidade.

Com estas linhas de pensamento e com um formato que inclui palestras, workshops, exposições e visitas guiadas a casos de estudo, estão em crer as duas associações que será um evento transformador cuja continuidade poderá vir a ser uma ferramenta importante no apoio à intervenção no património edificado local.

O evento conta até agora com o apoio e a parceria das seguintes entidades: Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz; Câmara Municipal de Elvas; Junta de Freguesia de Monsaraz; Câmara Municipal de Alandroal; Unidade de Cultura da CCDR Alentejo, I.P.; MONTE A.C.E.; ESPORÃO; ICOMOS Portugal; Laboratório HERCULES da Universidade de Évora; Secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitectos; Escola Superior de Biociências de Elvas; Fundação para a Ciência e Tecnologia - Centro de Estudos de Arqueologia Artes e Ciências do Património da Universidade de Coimbra; Faculdade de Arquitectura de Lisboa; Centro Interpretativo de la Carpenteria de Lazo.

O programa e toda a informação sobre o Forum podem ser consultados AQUI ou no respetivo Facebook .

[ voltar ]

 

 

ADECORRER

Francisco de Holanda em ÉvoraRELATÓRIOS Culture Action EuropeDRCAlentejo mantém Certificação do seu Sistema de Gestão da QualidadeGUIA DOS INSTRUMENTOS DE FINANCIAMENTO DE PROJETOS CRIATIVOSPatrimónio ao Alcance de Todos Internet Segura: #LerAntesClicarDepoisÉvora e o Alentejo serão Capital Europeia da Cultura em 2027Documentário "Michel Formentelli" RELATÓRIO "Strengthening cultural heritage resilience for climate change"Serviço "Filmar em Portugal"Estudo "CULTURA NO PÓS ALENTEJO-2020""Covid@Alentejo, olhares" tem plataforma disponível sobre o projetoPrograma Educação Patrimonial 2022Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura



EMAGENDA

<dezembro de 2024>
domsegterquaquisexsáb
24
25
26
27
28
29
30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2
3
4
 


SUBSCREVANEWSLETTER

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se