Estará patente, de 23 de janeiro a 23 de fevereiro de 2025, na Galeria da Casa de Burgos (Rua de Burgos, 5), em Évora, a exposição de fotografias Moldar, Riscar, Pintar: do barro se faz arte, organizada pela Câmara Municipal de Redondo, em colaboração com a CCDR Alentejo, I.P. - Unidade de Cultura.
A seleção de fotografias de Pedro Vilhena e José Miguel Soares resulta do levantamento das artes oleiras de Redondo (no âmbito do Projeto TERRA - Salvaguarda e Valorização da Cerâmica Tradicional de Redondo), das sequências produtivas e do Saber-fazer Oleiro de Redondo realizado em cada uma das quatro olarias em atividade - Olaria Baeta, Olaria Jeremias, Olaria Pirraça e Olaria XT.
O conjunto fotográfico obtido integrou a documentação do pedido de inscrição das "Técnicas de Decoração da Olaria de Redondo" no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (salvaguarda urgente), tendo o anúncio dessa inscrição sido publicado em Diário da República, a 9 de dezembro de 2024.
A inscrição no Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial (salvaguarda urgente) vem reconhecer a importância da dimensão histórica, social e cultural destas técnicas de decoração da olaria em Redondo, bem como a identidade da comunidade, grupos e indivíduos que as praticam, tendo este processo apenas sido possível em estreita colaboração com todos aqueles que hoje mantêm a Tradição viva: Oleiros e Pintoras.
A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, com entrada gratuita.