


'Aqui Também se Dança: Promoção da Igualdade e Inclusão Através da Dança'
Projeto da CDCE para a inclusão
promove a igualdade de oportunidades, de género e a não discriminação
Oficina de Dança Inclusiva para Pessoas
Portadoras de Deficiência
11 de fevereiro | 10:00
Local de realização: Associação 29 de Abril | Montemor-o-Novo
Oficina de Dança para Séniores
28 de fevereiro | 10:30
Local de realização: Centro Cultural | OUTEIRO
O dia 11 de fevereiro marca o início do programa de atividades de 2025 do projeto da CDCE 'Aqui Também se Dança', que visa a inclusão através da dança.
A programação deste ano inclui atividades formativas e de sensibilização para crianças, jovens, séniores e pessoas com deficiência, com o objetivo de promover a dança contemporânea no Alentejo Central, em áreas urbanas e rurais.
Até julho, as localidades de Outeiro, Barrada, Vera Cruz e Montemor-o-Novo receberão um ciclo de intervenção comunitária, focado na inclusão social através da dança. Este ciclo prioriza o trabalho com grupos em situação de vulnerabilidade, como pessoas com deficiência, idosos isolados e crianças e jovens em contextos de exclusão.
O projeto Aqui Também se Dança envolve os grupos-alvo nas suas atividades e realiza-se de forma descentralizada, abrangendo comunidades com pouca oferta artística e áreas afetadas pelo envelhecimento da população. Através da educação para a dança, promove-se a integração social e a melhoria da qualidade de vida.
Desenvolvendo-se num modelo colaborativo, o projeto une instituições artísticas, públicas, educativas e sociais, criando uma rede articulada que assegura apoio integrado aos grupos-alvo. O envolvimento direto dos participantes na conceção, execução e avaliação das atividades reforça o sentido de pertença e identidade.
O projeto conta com o apoio da Junta de Freguesia de Monsaraz, Junta de Freguesia de Vera Cruz e Associação 29 de Abril.
A intervenção rompe com soluções convencionais ao integrar a dança contemporânea como ferramenta principal para a inclusão e empoderamento de grupos vulneráveis. As metodologias combinam técnicas de dança contemporânea, práticas terapêuticas e processos colaborativos, promovendo a interação com a comunidade local.
Atividades programadas, que decorrem quinzenalmente em cada localidade:
- Oficina de Dança Inclusiva para Pessoas com Deficiência - realiza-se no espaço da Associação 29 de Abril, em Montemor-o-Novo, a iniciar a 11 de fevereiro;
- Oficina de Dança para Seniores - realiza-se nas aldeias de Barrada e Outeiro, a iniciar a 28 de fevereiro;
- Oficina de Dança Contemporânea para Crianças e Jovens - realiza-se em Vera Cruz, a iniciar a 8 de abril;
- Visitas Culturais para idosos, crianças, jovens e pessoas com deficiência, a iniciar a 24 de abril.
Todas as atividades são gratuitas, mas requerem inscrição prévia.
O projeto AQUI TAMBÉM SE DANÇA integra a programação de 2025 da CDCE e conta com o apoio de República Portuguesa - Cultura, Direção-Geral das Artes, e Câmara Municipal de Évora.