


O Festival Terras sem Sombra arranca com a programação da sua 21.ª temporada que decorrerá de março a dezembro de 2025. A 21.ª edição do Festival terá início no próximo fim de semana de 15 e 16 de março, no concelho de Arraiolos. No dia 15, às 21h30, a Igreja da Misericórdia receberá o concerto inaugural, intitulado "Mundos Convergentes: A Canção Filipina e a Canção Europeia", com a soprano filipina Antoni Mendezona acompanhada ao piano pelo pianista Nuno Margarido Lopes. A entrada é gratuita.
O Festival Terras sem Sombra (TSS) inicia a sua 21.ª temporada, que se realizará de março a dezembro de 2025, promovendo mais uma enriquecedora jornada cultural pelo coração do Alentejo, com uma programação que combina música, património histórico e natureza.
No fim de semana, de 15 e 16 de março, destaca-se, no dia 15, o concerto inaugural, intitulado "Mundos Convergentes: A Canção Filipina e a Canção Europeia", com a aclamada soprano filipino-americana Antoni Mendezona e o pianista Nuno Margarido Lopes, na igreja da Misericórdia, às 21h30.
O programa assinala a escolha das Filipinas como país convidado e celebra também o tema desta edição «Autoras, Intérpretes, Musas: O Eterno Feminino e a Condição da Mulher na Música (Séculos XIII-XXI)». O repertório, que integra composições do século XVII ao século XX, propõe diálogos musicais entre dois mundos, com peças de José A. Estella, Manuel Velez, Robert Schumann, José Vianna da Motta e Francisco de Lacerda.
Além da música, no dia 15, com ponto de encontro no castelo de Arraiolos, às 15h00, terá lugar a iniciativa em torno do Património Cultural, intitulada "Quase um círculo: o castelo de Arraiolos". Neste âmbito serão explorados o Castelo de Arraiolos e o Paço dos Alcaides, testemunhos da história medieval da região.
Já no domingo, dia 16, o ponto de encontro será na Praça da República, em Arraiolos, às 9h30, de onde se partirá para uma atividade dedicada à Biodiversidade, sob o tema "Em sintonia com a Natureza: a agricultura regenerativa na Herdade de Coelheiros", em Igrejinha.
Na Herdade de Coelheiros, a tradição vitivinícola harmoniza-se com a conservação dos recursos naturais, através da adoção de práticas sustentáveis de agricultura regenerativa.
Todas as atividades são de acesso livre e gratuitas.
O Festival Terras sem Sombra, criado em 2003, pretende dar a conhecer, a um público alargado, o território do Alentejo através de valores ambientais, culturais e paisagísticos. Com caráter itinerante e foco na descentralização cultural, organiza eventos como concertos de música erudita, master classes e ações de salvaguarda da biodiversidade, todos gratuitos. Destacam-se o diálogo entre tradição e contemporaneidade, a inclusão de jovens artistas e o resgate do património musicológico. Nos últimos anos, consolidou sua dimensão internacional com países convidados e novos projetos como o Terras sem Sombras Kids, voltado para públicos jovens e famílias.
O TSS, organizado por Pedra Angular - Associação de Salvaguarda do Património do Alentejo, conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República e é financiado por República Portuguesa - Direção - Geral das Artes. A presente edição conta com o apoio da República das Filipinas, como país convidado, e de diversos parceiros institucionais (entre os quais o Município de Arraiolos, onde tem lugar o primeiro fim de semana do festival em 2025), científicos, culturais e de média e divulgação.
Mais informação
T.: + 351 917 502 842
E-mail: pedra.angular.geral@sapo.pt
Site: https://www.terrassemsombra.pt/