ESTÁ AQUI: INÍCIO | Destaques
| MAPA DO SITE | EMAIL | PROCURAR
SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA
Voltar à pagina de entrada!

Castelo da Amieira do Tejo

 

Brincas de Évora

Gruta do escoural

Villa Romana de S. Cucufate

Miróbriga

Sé de Évora

cultura_estatuto_profissionais22

Templo romano de Évora

Castelo de Evoramonte

Castelo de Viana do Alentejo

Miróbriga

Abóbada da Basílica Real de Castro Verde

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Castelo e Igreja Matriz de Viana do Alentejo

Villa Romana de Torre de Palma

Castelo de Viana do Alentejo

Castelo de Belver

Viola Campaniça

Castelo e Igreja do Salvador (Arraiolos)

cavalo pintado

Castelo de Arraiolos

Villa Romana de Torre de Palma

Centro Interpretativo do Castro da Cola (Ourique)

Jangada de São Torpes

Bonecos de São Bento do Cortiço

Sé de Évora

Évoramonte

Castro da Cola (Ourique)

Profs_cultura_estatuto1_banner22

Castelo da Amieira do Tejo

Sé de Évora

Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura

Grupo Cubenses Amigos do Cante

Castelo de Santiago do Cacém

Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa

Villa Romana de S. Cucufate

Destaques
Imprimir documento


Terras sem Sombra inicia 21.ª temporada em Arraiolos, dias 15 e 16 de março
11-03-2025
Terras sem Sombra inicia 21.ª temporada em Arraiolos, dias 15 e 16 de março

O Festival Terras sem Sombra arranca com a programação da sua 21.ª temporada que decorrerá de março a dezembro de 2025. A 21.ª edição do Festival terá início no próximo fim de semana de 15 e 16 de março, no concelho de Arraiolos. No dia 15, às 21h30, a Igreja da Misericórdia receberá o concerto inaugural, intitulado "Mundos Convergentes: A Canção Filipina e a Canção Europeia", com a soprano filipina Antoni Mendezona acompanhada ao piano pelo pianista Nuno Margarido Lopes. A entrada é gratuita.


O Festival Terras sem Sombra (TSS) inicia a sua 21.ª temporada, que se realizará de março a dezembro de 2025, promovendo mais uma enriquecedora jornada cultural pelo coração do Alentejo, com uma programação que combina música, património histórico e natureza.

No fim de semana, de 15 e 16 de março, destaca-se, no dia 15, o concerto inaugural, intitulado "Mundos Convergentes: A Canção Filipina e a Canção Europeia", com a aclamada soprano filipino-americana Antoni Mendezona e o pianista Nuno Margarido Lopes, na igreja da Misericórdia, às 21h30.

O programa assinala a escolha das Filipinas como país convidado e celebra também o tema desta edição «Autoras, Intérpretes, Musas: O Eterno Feminino e a Condição da Mulher na Música (Séculos XIII-XXI)». O repertório, que integra composições do século XVII ao século XX, propõe diálogos musicais entre dois mundos, com peças de José A. Estella, Manuel Velez, Robert Schumann, José Vianna da Motta e Francisco de Lacerda.

Além da música, no dia 15, com ponto de encontro no castelo de Arraiolos, às 15h00, terá lugar a iniciativa em torno do Património Cultural, intitulada "Quase um círculo: o castelo de Arraiolos". Neste âmbito serão explorados o Castelo de Arraiolos e o Paço dos Alcaides, testemunhos da história medieval da região.

Já no domingo, dia 16, o ponto de encontro será na Praça da República, em Arraiolos, às 9h30, de onde se partirá para uma atividade dedicada à Biodiversidade, sob o tema "Em sintonia com a Natureza: a agricultura regenerativa na Herdade de Coelheiros", em Igrejinha.
Na Herdade de Coelheiros, a tradição vitivinícola harmoniza-se com a conservação dos recursos naturais, através da adoção de práticas sustentáveis de agricultura regenerativa.

Todas as atividades são de acesso livre e gratuitas.


O Festival Terras sem Sombra, criado em 2003, pretende dar a conhecer, a um público alargado, o território do Alentejo através de valores ambientais, culturais e paisagísticos. Com caráter itinerante e foco na descentralização cultural, organiza eventos como concertos de música erudita, master classes e ações de salvaguarda da biodiversidade, todos gratuitos. Destacam-se o diálogo entre tradição e contemporaneidade, a inclusão de jovens artistas e o resgate do património musicológico. Nos últimos anos, consolidou sua dimensão internacional com países convidados e novos projetos como o Terras sem Sombras Kids, voltado para públicos jovens e famílias.

O TSS, organizado por Pedra Angular - Associação de Salvaguarda do Património do Alentejo, conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República e é financiado por República Portuguesa - Direção - Geral das Artes. A presente edição conta com o apoio da República das Filipinas, como país convidado, e de diversos parceiros institucionais (entre os quais o Município de Arraiolos, onde tem lugar o primeiro fim de semana do festival em 2025), científicos, culturais e de média e divulgação.


Mais informação

T.: + 351 917 502 842
E-mailpedra.angular.geral@sapo.pt
Site: https://www.terrassemsombra.pt/

[ voltar ]

 

 

ADECORRER

Consulta Pública "Aprendizagem e uso do Braille"Francisco de Holanda em ÉvoraRELATÓRIOS Culture Action EuropeDRCAlentejo mantém Certificação do seu Sistema de Gestão da QualidadeGUIA DOS INSTRUMENTOS DE FINANCIAMENTO DE PROJETOS CRIATIVOSPatrimónio ao Alcance de Todos Internet Segura: #LerAntesClicarDepoisÉvora e o Alentejo serão Capital Europeia da Cultura em 2027Documentário "Michel Formentelli" RELATÓRIO "Strengthening cultural heritage resilience for climate change"Serviço "Filmar em Portugal"Estudo "CULTURA NO PÓS ALENTEJO-2020""Covid@Alentejo, olhares" tem plataforma disponível sobre o projetoPrograma Educação Patrimonial 2022Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura



EMAGENDA

<julho de 2025>
domsegterquaquisexsáb
29
30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
 


SUBSCREVANEWSLETTER

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se